Como calcular o valor do cubo?

Perguntado por: ebrites . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

O volume do cubo é igual ao comprimento da aresta elevado a 3, ou seja, V = a³.

O volume de um cubo é determinado através do produto da área da base pela altura, como já foi dito que as arestas do cubo possuem medidas iguais, então temos que V = Ab * a ou V = a * a * a → V = a³. Observe: Não pare agora...

Multiplique a área bidimensional da base pela altura. Isso lhe dá uma medida tridimensional, ou cúbica. Ex: 128 centímetros quadrados x 27 centímetros = 3456 centímetros cúbicos.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.

Podemos calcular a área de um cubo usando a fórmula A = 6 a ² e podemos calcular seu volume usando a fórmula V = a ³, onde a é o comprimento de um dos lados do cubo.

27

Exemplos de Potenciação
A expressão 33 equivale a 27.

Assim, temos que o cubo do número -3 indica uma potenciação onde a base é -3 e onde o expoente é 3, sendo representada pela operação (-3)³. Com isso, obtemos a multiplicação -3 x -3 x -3, cujo resultado é -27.

A medida de volume no sistema internacional de unidades (SI) é o metro cúbico (m3). Sendo que 1 m3 corresponde ao espaço ocupado por um cubo de 1 m de aresta.

Podemos calcular a área de um cubo usando a fórmula A = 6a² e podemos calcular seu volume usando a fórmula V = a³, onde a é o comprimento de um dos lados do cubo.

O volume de um cubo é Vcubo= a³. Então Vcubo= 20³= 8.000cm³ essa é a resposta.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l). Para encontrar esses valores é importante analisar a forma da figura.

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40. Para entender como calcular o metro quadrado de forma bem precisa, listamos as etapas a serem seguidas.

O cubo é um poliedro de 6 lados que possui todas as faces quadradas. O cubo, conhecido também como hexaedro, é um sólido geométrico que possui seis faces, todas elas formadas por quadrados. Além das 6 faces, o cubo possui 12 arestas e 8 vértices.

Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. O cubo possui 12 arestas. Vértices são os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro.

O cubo ou hexaedro é uma figura da geometria espacial, caracterizado como um poliedro regular – pois suas faces formam polígonos regulares e congruentes. Essa figura é formada por seis faces, doze arestas e oito vértices.