Porque o trovão treme a Terra?
Isso acontece devido à força gravitacional da Terra, já que, embaixo d'água, a velocidade do som é aumentada, mas não chegando à velocidade da luz.
O que é que causa o barulho do trovão
Os trovões são fenômenos sonoros gerados pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. Os sons dos trovões ocorrem em razão do aquecimento brusco e a rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através de som, denominado de trovão.
Quais os perigos do trovão
2 - O trovão oferece algum perigo? Embora o som ensurdecedor de um trovão assuste a maioria das pessoas, em geral ele é inofensivo. Contudo, o deslocamento de ar pode derrubar uma pessoa que esteja muito perto do local de incidência do raio, podendo até causar sua morte.
É perigoso sair com trovoada
Antecipe uma situação de alto risco e tome uma atitude antecipadamente, locomovendo-se para um local de baixo risco. Não hesite. Se houver trovoada, você estará em perigo.
É perigoso usar o celular durante a chuva
Durante tempestades, é possível que um raio atinja a rede elétrica da casa, gerando uma grande tensão que pode chegar até o celular. Há risco de choque se alguém estiver usando o telefone. Por isso, evite usar o aparelho conectado na tomada durante chuvas.
Porque vemos o raio antes de ouvir o trovão
Essa onda sonora utiliza o solo e o ar como meios de propagação, por isso o trovão acontece após o raio tocar o solo. “O motivo pelo qual nós vimos o raio antes e ouvimos o trovão depois, está relacionado com a velocidade da luz, que é muito maior do que a velocidade do som”, destaca o docente.
O que pode atrair um raio
Para que um raio possa ocorrer é preciso que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre as nuvens e o solo. Quando este fator ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.
É perigoso tomar banho com relâmpago
Não ignore esse som, porque onde há trovão, há relâmpago, e o relâmpago pode matar ou causar danos de maneiras inesperadas. Isso inclui quando você está no chuveiro, na banheira ou até mesmo lavando a louça. Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade.
Qual é a função do trovão
Os trovões são nada mais do que fenômenos sonoros que são gerados a partir de movimentos de cargas elétricas em nossa atmosfera. E assim como todos os sons, eles também são propagados através de vibrações sonoras. Tudo o que captamos através de nossos ouvidos é resultado de vibrações sob a forma sonora no ambiente.
Qual é a cidade que mais cai raio no Brasil
João Pinheiro, no Noroeste de Minas Gerais, foi a cidade com maior incidência de raios em todo o estado em 2022, com 303.751 raios. O levantamento foi feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Pode mexer no celular com relâmpago
Recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que os eletrônicos queimem. Em lugares desprotegidos e abertos, o uso de celulares e eletrônicos sem fio não aumenta o risco de ser atingido por um raio.
Tem problema mexer no celular enquanto está relampejando
Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador. Isso porque a alta tensão causada pela descarga elétrica pode se expandir, de maneira a atingir o dispositivo móvel.
Pode ficar com a TV ligada quando está trovejando
Os relâmpagos são conhecidos pela descarga de níveis de tensão muito elevados e pelos grandes fluxos de corrente. Uma vez que existe o risco de choques elétricos, não deve tocar nos cabos de antena nem nas fichas de alimentação quando se começarem a ouvir trovões.
É possível um raio atravessa o telhado
“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa.
Tem que cobrir o espelho quando chove
Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.