O que é a luz branca?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

O que chamamos de luz visível (ou luz branca) corresponde a uma estreita faixa do espectro da radiação solar cujo comprimento de onda situa-se entre 400 e 700nm, cujos comprimentos nos possibilitam enxergar em cores.

A luz branca é definida como a mistura completa de todos os comprimentos de onda do espectro visível. Isso significa que, se eu tiver feixes de luz de todas as cores do arco-íris e focar todas as cores em um único ponto, a combinação de todas as cores resultará em um feixe de luz branca.

Acontece que a luz do Sol, também chamada de luz branca, é a composição de todas as cores, do vermelho ao violeta. Quando estas cores estão combinadas resulta na sensação visual que chamamos de branco. Isso também acontece quando misturamos as luzes de cores vermelha, verde e azul.

Embora a luz branca seja constituída por sete cores (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta), não é necessário combinar todas estas cores para se obter novamente luz branca. Basta misturar as chamadas cores primárias da luz (vermelho, verde e azul) para obter esse efeito.

As cores que enxergamos são, na verdade, a decomposição que acontece com a luz branca. Isso significa que quando incididas todas essas cores apenas uma será refletida, exemplo: Quando um corpo de cor branca recebe a luz branca significa que ele reflete todas as sete cores que formam essa luz branca.

A luz fria, outro nome que a luz branca recebe, interfere diretamente na nossa capacidade visual, ampliando-a. Isso traz alguns resultados muito interessantes, como o aumento da atenção, da percepção e da antecipação de eventos ao nosso redor, o que permite que a gente se engaje com diferentes atividades.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

De acordo com o gerente de produto da Signify Brasil, Edgard Jiron, a principal diferença entre a luz branca e amarela está na temperatura de cada uma. "As luzes amarela e branca possuem a mesma cor, o que muda é a temperatura delas.

As propriedades primárias da luz visível são intensidade, direção de propagação, espectro de frequência ou comprimento de onda e polarização. A sua velocidade no vácuo, 299 792 458 metros por segundo (m/s), é uma das constantes fundamentais da natureza.

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.

Com essas e outras observações, Newton demonstrou que a luz branca do sol é uma mistura de luzes com as cores visíveis. Cada cor sofre um desvio diferente pelo prisma. Tecnicamente, dizemos que a luz violeta é mais refringente que a vermelha, pois se desvia mais.

A cor branca, branco ou alvo é a junção de todas as cores de luz do espectro de luz visível. Por isso é definida como "a cor da luz" em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima, por tanto é a ausência de côr.

Newton

Newton descobriu que a luz branca é proveniente da soma das sete cores do arco-íris.

Espectro visível. A luz que atinge e entra no olho humano é dividida em luz visível, incluindo comprimentos de onda de 380 a 780 nm, e luz não visível, que inclui luz no alcance ultravioleta (luz UV) e alcance infravermelho (luz IR).

A luz é produzida por corpos que estão com alta temperatura (como o filamento de uma lâmpada) e pela reorganização dos elétrons em átomos e moléculas.

A cor-luz ou cor-energia é toda cor formada pela emissão direta de luz. Já a cor-pigmento é a cor refletida por um objeto, isto é, a cor que o olho humano percebe. A cor luz é a encontrada nos objetos que emitem luz, como monitores, lanternas, televisão. A cor pigmento é a cor das tintas.