É possível entrar em outra galáxia?

Perguntado por: oilha2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

A tecnologia requerida para a viagem entre galáxias está além da presente capacidade humana, e atualmente é objeto de especulação, hipótese e ficção científica. Entretanto, cientificamente falando, nada indica que a viagem intergaláctica seja impossível.

A galáxia mais próxima da Via Láctea é a Andrômeda, que está a 2,5 milhões de anos-luz de distância. Para viajar entre as galáxias, seria necessário desenvolver tecnologia avançada de propulsão que permitisse viajar a velocidades próximas à da luz.

Quando há colisões ou interações entre galáxias, as estrelas podem ser arrancadas das galáxias. Essas estrelas irão então vagar pelo espaço entre as galáxias. Essas estrelas foram observadas com o Telescópio Espacial Hubble.

Via Láctea x Andrômeda
A colisão teria ocorrido entre 8 e 10 bilhões de anos atrás. Andrômeda e a Via Láctea estão em rota de batida, e o “acidente” cósmico que fundirá as duas galáxias deve ocorrer daqui a 4 ou 5 bilhões de anos.

Quantas galáxias conhecemos de acordo com o Telescópio Hubble. De acordo com a Agência Canadense, astrônomos que estudaram as imagens feitas pelo Hubble estimam que existam mais de 1 trilhão de galáxias no universo observável.

out. 2021), a possível descoberta de um planeta fora da Via Láctea. Segundo a agência especial norte-americana, o “candidato” a exoplaneta tem o tamanho aproximado de Saturno —9 vezes maior do que a Terra— e orbita um astro na galáxia M51 (Messier 51), a cerca de 28 milhões de anos-luz do nosso planeta.

Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.

As galáxias são grandes estruturas formadas por inúmeros corpos celestes, como estrelas e planetas, além de poeira e gás cósmico. Esses elementos, por meio da ação da gravidade, permanecem em um mesmo agrupamento, formando, assim, grandes estruturas.

UGC 2885

A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Via-Láctea

O sistema solar está situado em um braço espiral externo da nossa Galáxia, denominada Via-Láctea (Caminho de Leite).

Galáxia de Andrômeda

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda.

No centro da Via Láctea, a 26 mil anos-luz do planeta Terra, fica um buraco negro supermassivo denominado Sagitário A*, cuja primeira imagem foi divulgada no ano de 2022.

Andrômeda está em rota de colisão com a Via Láctea a uma velocidade de 400 mil km/h e o impacto acontecerá daqui a 4 bilhões de anos.