O que puxa mais na luz?

Perguntado por: afigueiredo3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

1. Chuveiro elétrico. Levando em consideração sua potência e o tempo de uso, o primeiro aparelho da nossa lista é o chuveiro elétrico. Esse eletrodoméstico é um dos que mais gasta energia, já que é utilizado diariamente por períodos longos.

Já no Brasil, o maior consumo de energia acontece no verão. E o motivo é um só: o ar condicionado, usado durante a temporada de calor pelas famílias.

Conheça os 7 maiores vilões da energia elétrica

  • Ar-condicionado. Sem dúvidas, este é um dos maiores vilões da energia elétrica, principalmente nos meses mais quentes do ano. ...
  • Chuveiro elétrico. ...
  • Geladeira. ...
  • Ferro de passar. ...
  • Micro-ondas. ...
  • Máquina de lavar roupas. ...
  • Aparelhos em standy-by. ...
  • Dica de ouro: gere sua própria energia!

Pintar a casa com cores claras; Comprar lâmpadas fluorescentes ou de LED; Reduzir o tempo de banho e evitar a água quente; Tirar os eletrodomésticos da tomada quando não estiver usando e muito mais.

Notebooks. Os notebooks também estão em uma faixa de consumo parecido com o da TV, com cerca de 0,09 kW por hora. Se um consumidor trabalha em home office por oito horas, também vai ter um impacto quase insignificante em sua conta devido ao seu uso. Por isso, está entre os aparelhos que consomem menos energia.

Manter o carregador do celular plugado na tomada, mesmo sem usá-lo, gasta energia, diferentemente do que muitas pessoas podem acreditar. No entanto, o consumo é tão baixo que não implica em um aumento significativo na conta de luz.

Segundo o INMETRO, uma televisão de 32 polegadas consome, em média, 60 Watts de energia elétrica, enquanto uma de 65 polegadas pode consumir até 200 Watts.

A partir de 1º de Maio de 2021 a conta mínima passará de R$ 40,00 para R$ 7​0,00.

Evite ligar o chuveiro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica. Para economizar energia e água feche a torneira quando estiver ensaboando. Não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento do consumo além de ser muito perigoso.

Todos os processos fisiológicos precisam de energia, mas “o cérebro é o órgão que mais consome energia”, diz DeFelipe, e além disso está continuamente funcionando, mesmo durante a noite, o que justifica seu grande gasto energético.

Dessa forma, o horário em que a energia é mais barata é fora do horário de pico, ou seja, entre 21h e 17h do próximo dia. A explicação é que nesse intervalo, a demanda de consumo é muito menor e o valor cobrado pela distribuidora fica abaixo da tarifa convencional.

A lavadora de roupas e o ferro de passar também podem ser utilizados de forma racional para evitar desperdício de energia elétrica. Uma dica importante: Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo, ou seja, no início da noite, de segunda a sexta-feira, especialmente no horário das 18h às 21h.