Qual e a origem da palavra átomo?

Perguntado por: imoreira7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

A palavra “átomo” vem do grego (a=não, tomo=divisão) e significa “algo que não pode ser cortado”, pois se acreditava que átomos eram indivisíveis e a matéria era composta por essas minúsculas partículas elementares, de várias formas e tamanhos.

A palavra átomo vem do grego antigo “indivisível”. Seriam os blocos fundamentais que constroem tudo ao nosso redor. Hoje, porém, sabemos que eles são constituídos de partículas atômicas e que cada elemento químico da tabela periódica é caracterizado por um átomo diferente, com suas propriedades diversas.

1 - Identifique corretamente os estados físicos da matéria levando-se em consideração o grau de agregação das moléculas abaixo: Page 4 2 - A palavra átomo é de origem grega, e significa “indivisível”, e foi concebida para denominar a menor parte da matéria.

Esse nome foi proposto pelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo. Elementos químicos, moléculas, substâncias e materiais orgânicos ou inorgânicos são formados por átomos. Em sua constituição, o átomo apresenta partículas (prótons, nêutrons e elétrons), não sendo a menor parte da matéria.

No ano 5 a.C., o filósofo grego Leucipo utilizou pela primeira vez a palavra átomo para denominar as partículas que compõem a matéria. Átomo, em grego, significa “indivisível”: como se um objeto fosse partido em milhares de pedaços, até chegar a um pedaço impossível de partir.

John Dalton

O primeiro modelo atômico foi proposto por John Dalton, em 1808. Apoiado no modelo grego, o cientista afirmava que o átomo era uma esfera maciça, indivisível e indestrutível, o que para ele representava a menor porção da matéria.

A forma átomospode ser [masculino plural de átomo] ou [nome masculino plural] .

Assim, 380 mil anos após o Big Bang, os elétrons começaram a se alojar ao redor dos núcleos atômicos. Dessa união nasceram os primeiros átomos, componentes estes de toda a matéria que conhecemos.

Partículas subatômicas Hoje, sabemos que os átomos são formados por partículas subatômicas como os prótons, nêutrons, elétrons, pósitrons, quarks, neutrinos e mésons. Nesse momento, nos interessam apenas as subpartículas fundamentais: os prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons são partículas eletricamente carregadas.

Foi o sistemático estudo da atmosfera que levou Dalton à teoria atômica da matéria. O cientista colhera centenas de amostras de ar de vários lugares da Inglaterra, de montanhas, de vales, da cidade e do campo. Depois das análises, concluiu que o ar tinha a mesma composição. Isso preocupou Dalton.

O átomo é a unidade fundamental da matéria e a menor fração capaz de identificar um elemento químico, pois detém sua identidade. O termo átomo deriva do grego e significa indivisível. Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo.

A estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas (prótons e nêutrons), e pela eletrosfera, que detém os elétrons. Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem toda matéria no universo.

O que descobriu Niels Bohr
Niels Bohr apresentou a ideia de que os elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas determinadas, mas quando a eletricidade passa através do átomo, o elétron pula para a órbita maior e seguinte, voltando depois para a órbita usual.