O que são elétrons prótons e nêutrons?

Perguntado por: uperalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 11 votos

Prótons – Partículas de carga positiva que compõem o núcleo de um átomo; Elétrons – Partículas de carga negativa localizadas na eletrosfera; Nêutrons – Partículas de carga neutra que, assim como os prótons, constituem o núcleo do átomo.

O número atômico de um elemento químico é determinado pelo número de prótons que possui. Os nêutrons também se localizam no núcleo do átomo, e possuem massa atômica unitária, mas sua carga é neutra. Os elétrons estão localizados fora do núcleo, na eletrosfera, possuem carga negativa e possuem uma massa insignificante.

Eles são as menores unidades de uma matéria, formada por alguns elementos: elétrons (carga elétrica negativa), nêutrons (carga elétrica neutra) e prótons (carga elétrica positiva). Os prótons e nêutrons se localizam no centro do átomo, enquanto os elétrons giram ao redor do núcleo.

Os prótons e nêutrons se localizam no núcleo atômico, já os elétrons estão fora do núcleo. Mas, considerando a carga total de um átomo, pode-se dizer que em geral ele é neutro, não possui carga.

São os responsáveis pelos efeitos de condutividade elétrica e térmica dos materiais. São os responsáveis pelo estabelecimento de ligações químicas entre os átomos.

Toda matéria sólida que a gente conhece é feita de três partículas, que são os quarks up e down, 'u' e 'd', e o elétron. O nêutron é feito de dois quarks do tipo 'd' e um quark do tipo 'u'. O próton é feito de dois quarks 'u' e um 'd'. A diferença fundamental é a carga elétrica.

Os prótons participam apenas de reações nucleares. Os nêutrons são expostos apenas a reações nucleares.

Prótons – Partículas de carga positiva que compõem o núcleo de um átomo; Elétrons – Partículas de carga negativa localizadas na eletrosfera; Nêutrons – Partículas de carga neutra que, assim como os prótons, constituem o núcleo do átomo.

Portanto, a principal função dos nêutrons é estabilizar o núcleo energeticamente, reduzindo as forças de repulsão próton↔próton. Contudo, existe uma relação ideal entre nêutrons e prótons para que um determinado núcleo seja estável.

O nêutron, ou neutrão (em português europeu), é formado por dois quarks down e um quark up. Junto com os prótons (p+), que têm carga positiva, os nêutrons formam o centro do átomo, o seu núcleo. Isso apenas não acontece com o hidrogênio, cujo núcleo é formado por apenas um próton.

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.

Elétron (e- ou β) é uma partícula que constitui o átomo, ou seja, é uma partícula subatômica. Ele tem carga negativa e se localiza na eletrosfera, em torno do núcleo atômico, o que decorre da força eletromagnética.

Para encontrar a quantidade de nêutrons presentes em um átomo, é feita a subtração entre o número de massa (A) e o número atômico (Z). O número de nêutrons é representado pela letra n.