Qual a maior velocidade atingida pelo ser humano?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Quão rápido os humanos podem correr? A pessoa mais rápida em nosso planeta hoje é o atleta jamaicano Usain Bolt, que correu os 100 metros nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Pequim, em um recorde mundial de 9,58 segundos, o que equivale a cerca de 37,6 quilômetros por hora.

44 km/h

Usain Bolt é hoje o homem mais rápido do mundo. Ele correu os 100 metros na Olimpíada de 2012 em 9 segundos e 63 centésimos. No dia em que ganhou a medalha de ouro sua velocidade máxima foi de 44 km/h —é tão rápido que, se ele passasse correndo por um radar em uma rua dentro de SP, poderia ser multado.

O recorde de velocidade absoluto alcançado por um objeto feito pelo homem foi registrado pela Helios 2 (outra sonda espacial). Lançada em 1976, com a missão de estudar os processos solares, consegue atingir os 252.792km/h.

3,6 km/h

Para um adulto, o comprimento da perna é da ordem de 1 m. Assim, a velocidade confortável de andar é da ordem de 1,0 m/s, ou 3,6 km/h, velocidades bem típicas para seres humanos.

A sonda Parker Solar Probe da NASA estabeleceu novos recordes para um objeto feito pelo Homem ao atingir uma velocidade de 532 mil km/h e uma distância do Sol de apenas 10,4 milhões de quilómetros.

Oficialmente, não podemos viajar mais rápido que a luz, exceto partículas em um meio que não o vácuo, como a água.

A sonda solar Parker, que pertence a NASA, conseguiu mais um grande feito, que mostra como o avanço tecnológico está. A espaçonave chegou a incrível velocidade de 393 mil km/h, tomando o posto de objeto mais rápido já criado pelo homem.

Um minuto tem sessenta segundos (1min=60s). Se um corpo tem velocidade de 10m/s, em um minuto ele percorre 60s x 10m/s=600m.

Os recordes anteriores são datados de novembro de 2018 e apontam para a velocidade de 247 mil km/h e uma proximidade de 42,5 milhões de quilômetros. O recorde atual aponta para uma distância significativamente menor em relação ao anterior.

A luz é a coisa mais rápida que já existiu no Universo, e sua velocidade pode variar em algumas circunstâncias. A velocidade da luz é determinante para o limite de velocidade do Universo, uma vez que nada pode ser mais rápido que ela — segundo as leis da física.

Em 1905, o cientista alemão Albert Einstein postulou que a velocidade da luz, de 299,792,458 metros por segundo, é constante e insuperável.

De acordo com a Nasa, um ano-luz é "a distância que a luz percorre em um ano terrestre". Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias).

1 079 252 849 km/h

O valor da velocidade da luz é extremamente elevado. Para se ter uma ideia, enquanto a velocidade do som no ar é de aproximadamente 1 224 km/h, a velocidade da luz é de 1 079 252 849 km/h.

Em 1905, Albert Einstein postulou que a luz viaja sempre na mesma velocidade no vácuo, e desde então aprendemos muito sobre isso e foi comprovado que essa velocidade não pode ser ultrapassada por nenhuma matéria, mesmo que uma partícula se aproxime muito desse limite.

O escuro não é uma coisa. Ele é só a ausência de luz. Portanto, na letra fria das leis da física, não pode ter uma velocidade. A luz é composta por partículas chamadas fótons.

Se você realmente chegasse à velocidade da luz, o tempo pararia completamente. E caso se pudesse ir mais rápido do que a velocidade da luz, o tempo começaria a retroceder! Nessa velocidade, seu campo de visão também mudaria drasticamente. O mundo apareceria através da janela da sua aeronave em forma de um túnel.