O que aconteceria se a velocidade da luz fosse menor?

Perguntado por: umelo6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

A própria vida se passaria em câmera lenta aos nossos olhos. “Além disso, teríamos que nos acostumar com coisas bizarras, como ecos de imagens em uma sala (do mesmo modo que há ecos sonoros na realidade), e ainda reverberações e microfonias da luz”, diz Wilson. Coisas tão estranhas que quase não conseguimos imaginar.

A Teoria da Relatividade de Einstein prevê que a energia cinética de um objeto varia com sua massa e velocidade. Portanto, quanto maior a velocidade, maior será a energia acumulada por esse objeto. Caso alguém atingisse uma velocidade que correspondesse a 98% da velocidade da luz, acumularia uma energia de 50 megatons!

Em 1905, Albert Einstein postulou que a luz viaja sempre na mesma velocidade no vácuo, e desde então aprendemos muito sobre isso e foi comprovado que essa velocidade não pode ser ultrapassada por nenhuma matéria, mesmo que uma partícula se aproxime muito desse limite.

A agulha se iria desintegrar muito antes de chegar a superfície da terra e muito antes de ser acelerado ao ponto de atingir a velocidade da luz (se é que seja possível). De acordo com a teoria da relactividade, nenhum objecto com massa é capaz de viajar a velocidade da luz. A velocidade da luz apenas trafega energia.

Refração da luz é um fenômeno que ocorre nas ondas eletromagnéticas que são transmitidas através de algum meio translúcido ou transparente. Quando a luz penetra em meios refringentes, ou seja, capazes de refratar a luz, a sua velocidade diminui.

Oficialmente, não podemos viajar mais rápido que a luz, exceto partículas em um meio que não o vácuo, como a água. Mas há cientistas que decidiram propor algumas ideias que contrariam o postulado de Einstein, sem violar as leis da física conhecida — o que é importante quando se trata de uma hipótese científica.

A luz, claro, só alcança sua estonteante velocidade porque não tem massa. Entretanto, para todos os outros objetos do mundo, a massa nunca deixará a rapidez superar esse valor. Todo mundo conhece a famosa equação E = MC2, o mais genial legado do físico alemão Albert Einstein.

Em 1905, o cientista alemão Albert Einstein postulou que a velocidade da luz, de 299,792,458 metros por segundo, é constante e insuperável.

- O olho humano é limitado a enxergar 24 quadros (frames) por segundo (FPS).

O escuro não é uma coisa. Ele é só a ausência de luz. Portanto, na letra fria das leis da física, não pode ter uma velocidade. A luz é composta por partículas chamadas fótons.

Em primeiro lugar, é importante entender que a velocidade atual de rotação da Terra é de aproximadamente 1.670 quilômetros por hora no equador. Se essa velocidade aumentasse significativamente, teríamos dias mais curtos e noites mais longas.