Porque o sistema agroflorestal SAF favorece a fertilidade do solo?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 7 votos

O desempenho dos sistemas agroflorestais (SAFs) pode ser relacionado com a quantidade de nutrientes liberados durante o processo de decomposição do material orgânico aportado ao solo (SILVA, 2011) e com a capacidade de reter carbono no solo, minimizando a sua perda para a atmosfera (SILVA; ARAÚJO; KUSDRA, 2014).

Todavia, esse comportamento vem mudando por meio da possibilidade da utilização de sistemas agroflorestais, que permite a diversificação de produtos florestais e agrícolas na mesma unidade de área, e geração de renda e de empregos.

O solo sob sistema agroflorestal apresenta menor densidade aparente, maior porosidade, menor resistência à penetração e maior estabilidade de agregados, quando comparado ao mesmo solo sob sistema de plantio convencional.

As práticas agrícolas adotadas nos SAFs favorecem a promoção da soberania alimentar que se dá por meio do consumo dos produtos que são orgânicos e permitem o resgate de práticas alimentares saudáveis, o que contribui para a valorização dos saberes tradicionais e o favorecimento da autonomia dos agricultores locais.

SAF: a SAF, ou Sociedade Anônima do Futebol, é a constituição de uma empresa voltada para a gestão do futebol, regida pela Lei no 14.193, de 6 de agosto de 2021.

SAF são sistemas de uso da terra que envolvem deliberada retenção, introdução, ou mistura de árvores ou outras plantas lenhosas perenes nos campos de cultivo ou produção animal, que se beneficiam dos resultados das interações ecológicas e econômicas.

Essa classificação engloba os sistemas silviagrícolas (espécies flores- tais e agrícolas), silvipastoris (espécies florestais e atividades de pe- cuária) e agrossilvipastoris (espécies agrícolas, florestais e atividades de pecuária).

Além de contribuir para a conservação do meio ambiente, os benefícios dos sistemas agroflorestais despertam o interesse dos agricultores, pois, como estão aliados à produção de alimentos, permitem oferecer produtos agrícolas e florestais, aumentando a geração de renda das comunidades agrícolas.

Controle de erosão – O sistema agroflorestal pode controlar o escoamento e a erosão do solo, reduzindo perdas de água, material do solo, matéria orgânica e nutrientes. Também mantém a matéria orgânica do solo e a atividade biológica em níveis satisfatórios para a fertilidade do solo.

Sistemas Agroflorestais Biodiversos, conhecidos como SAFs, proporcionam diferentes benefícios e contribuem com o melhor controle de temperatura, da umidade relativa do ar e da umidade do solo. Por causa disso, a adoção de SAFs proporciona mudanças significativas no microclima de uma propriedade rural.