Pode recuar a bola para o goleiro no lateral?

Perguntado por: upinheiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 17 votos

é permitido; mas a regra ainda prevê que um truque deliberado não pode ser usado para recuar essa bola, por exemplo, o jogador levantar a bola com o seu pé e ele mesmo passar com outra parte do seu corpo para o goleiro.

RECUO DE BOA PARA O GOLEIRO DE FUTSAL
Se um jogador de linha levantar a bola intencionalmente para devolve-a ao goleiro usando a cabeça, peito, coxa, joelho, etc e o goleiro tocar na bola com qualquer parte do corpo em sua meia quadra de defesa será marcado tiro livre indireto.

Nela, Daniel Jeandupeux gerava o embrião da regra que, em 2022, completou 30 anos: desde 1992, um goleiro não pode mais pegar com as mãos uma bola passada com os pés por um companheiro de time.

O que não se pode fazer:
Recuar a bola para o goleiro da sua equipe quando ele estiver dentro da área. Tocar a bola com qualquer parte da perna abaixo do joelho. Dar mais do que três passos com a bola.

Recuo e Afastamento são as espaços livres obrigatórios ao redor da edificação, dentro do lote. O Recuo é definido pelas leis urbanísticas (o Plano Diretor e a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, a “Lei de Zoneamento”), e o Afastamento é definido pelo Código de Obras e Edificações.

Desse modo, o goleiro-linha não pode realizar ações com as mãos na bola fora da área; e nem permanecer com a posse da bola por mais de quatro segundos na sua meia quadra defensiva. Ainda assim, na meia quadra defensiva, o goleiro-linha só pode receber na bola de seus companheiros apenas uma única vez.

Pela regra do jogo o goleiro, diferentemente dos outros jogadores, pode tocar a bola com as mãos e braços dentro da sua área penal e mesmo assim há exceções, por exemplo, recuo de bola, arremesso lateral da própria equipe, assim como outras infrações passíveis e especificas da posição.

O item mais polêmico vai ser o texto da regra 12, tocar a bola com a mão, hoje é assim: “Se concede um tiro livre direto se o jogador tocar a bola deliberadamente com as mãos (exceto o goleiro dentro de sua própria área de pênalti).

A partir desde mês, os goleiros estão proibidos de provocar ou tentar distrair o adversário durante a cobrança de pênalti. Eles também não podem tocar nas traves e rede antes da cobrança.

Há 30 anos goleiros eram proibidos de receber com as mãos recuos de jogadores de seu próprio time. Em 1992 houve uma alteração nas regras do futebol que afetou diretamente os goleiros.

omente o goleiro pode ficar na área do gol. O Manejo da Bola: Os jogadores podem receber, passar, agarrar ou bater na bola uma ou as duas mãos.

Se o jogador encaçapar a bola preta (bola 8) juntamente com a bola branca ou se a bola branca sair da mesa na mesma jogada, a outra equipe será declarada vencedora. Também será caso de derrota automática se o jogador atingir uma bola adversária diretamente para encaçapar a bola preta (bola 8).

O goleiro deve colocá-la novamente em jogo de acordo com 6:4 e 12:2 (ver, contudo, 6:7b). Permanece como tiro de meta se a bola for tocada por qualquer outro jogador de qualquer equipe (12:1, 2º parágrafo, 13:3). Está totalmente permitido tocar a bola quando ela estiver no ar sobre a área de gol.