Qual vacina substitui a VIP?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Vacinas Penta ou Hexa (acelulares)

As vacinas VIP/VOP ajudam a proteger contra a poliomielite, uma doença causada por um vírus que pode afetar o sistema nervoso. Saiba mais! Converse com seu médico sobre a vacina poliomielite.

A vacina VIP é indicada para o esquema de vacina contra a poliomielite para crianças e adolescentes até 19 anos de idade. INDICAÇÕES PARA COMPLETAR O ESQUEMA CONTRA A POLIOMIELITE COM VIP: Crianças comunicantes domiciliares/hospitalares de pessoas imunodeprimidas.

A vacina pentavalente é aplicada nas crianças aos dois, quatro e seis meses de idade. Os reforços e/ou complementações em crianças a partir de 1 ano são realizados com a vacina adsorvida difteria, tétano e pertússis (DTP). Importante: sempre seguir o Calendário Nacional de Vacinação.

Os imunizantes VIP e VOP, por exemplo, só protegem contra a poliomielite, sendo a VIP injetável (com vírus inativado) e a VOP oral (com vírus atenuado). Já a dTpa previne 3 doenças em uma única dose: coqueluche, difteria e tétano.

Nesta fase de transição da vacina pólio oral atenuada (VOP) para a vacina pólio inativada (VIP) é aceitável o esquema atual recomendado pelo PNI que oferece três doses iniciais de VIP (2, 4 e 6 meses de idade) seguidas de duas doses de VOP (15 meses e 4 anos de idade).

A vacina contra a Poliomielite é indicada para prevenir a Poliomielite (paralisia infantil). Esquema de vacinação em duas gotas, exclusivamente oral. Na rotina, a vacina está disponível para crianças até 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias.

Proteção contra a difteria, o tétano, a coqueluche e o Haemophilus influenzae do tipo b, que causa um tipo de meningite. A difteria é causada por um bacilo, produtor de uma toxina (substância tóxica) que atinge as amídalas e a faringe, onde provoca placas branco-acinzentadas.

A vacina Penta é indicada para prevenir a difteria, o tétano e a coqueluche (ou pertussis), as doenças invasivas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B, sendo recomendada a partir dos 2 meses de idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Podem ser intercaladas Hexa e Pentavalente, avaliando-se as doses anteriores de hepatite B. Atenção: para a vacinação com hexavalente, a segunda dose de HBI é aplicada aos 2 meses de idade conforme calendário vacinal.

Ministério da Saúde anuncia atualização da vacina contra poliomielite a partir de 2024. O Ministério da Saúde vai substituir gradualmente a Vacina Oral Poliomielite (VOP) pela versão inativada (VIP) do imunizante a partir de 2024.

As 5 vacinas indispensáveis para cuidar da saúde da família

  • Febre amarela.
  • Gripe.
  • Hepatites A e B.
  • HPV.
  • Tríplice bacteriana.