Quando a bola bate no zagueiro tira o impedimento?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Um desvio no adversário não tirava o impedimento. Mas a Regra mudou nessa oportunidade e passou a ter o seguinte entendimento: Se você chutar a bola e ela desvia sem qualquer intenção em um adversário, sobrando para um jogador em posição de impedimento, continua valendo o impedimento.

o impedimento. no futebol se a bola desviar. no zagueiro no goleiro na trave no juiz isso vai tirar o impedimento.

A exceção ocorre quando um jogador passa para um companheiro que está atrás, mesmo este estando à frente dos rivais. Estar impedido não é considerado uma infração. O atleta só é penalizado se estiver intervindo em jogada.

A nova regra testada pela Fifa, uma ideia do chefe de desenvolvimento global de futebol, Arsene Wenger, é só marcar o impedimento quando o atacante estiver completamente à frente do defensor. Se alguma parte do corpo do atacante estiver na mesma linha, então a decisão seria validar o lance.

A nova regra prevê expressamente que qualquer atacante que esteja impedido e receba uma bola de um adversário que tinha "total controle" dela, estará habilitado para jogar. O único caso ao qual isso não será aplicado se dará quando um goleiro rebater um chute adversário e a bola se oferecer para um jogador impedido.

Não haverá infração por impedimento quando um jogador receber a bola diretamente de: um tiro de meta; um arremesso lateral; um escanteio.

De uma forma geral, o jogador estará impedido quando, no momento que um passe é efetuado, qualquer parte de sua cabeça, corpo ou extremidade dos membros, como pés, estiver mais próxima da linha de meta adversária que a bola e o penúltimo adversário.

o jogador atrapalha o adversário de alguma forma, impedindo a sua movimentação, por exemplo; o jogador impedido participa ativamente da jogada, ao tocar a bola (mesmo que involuntariamente), por exemplo.

A regra do impedimento é, sim, factual em relação à posição, se uma parte do corpo do atacante, exceto os braços ou mãos, estiver à frente do penúltimo ou os dois últimos defensores ou da linha da bola (quando essa for a referência), mas nem sempre é fácil trazê-la para a realidade do jogo.

O item mais polêmico vai ser o texto da regra 12, tocar a bola com a mão, hoje é assim: “Se concede um tiro livre direto se o jogador tocar a bola deliberadamente com as mãos (exceto o goleiro dentro de sua própria área de pênalti).