O que é penta e hexa?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A vacina hexavalente protege contra difteria, coqueluche, tétano, Haemophilus influenzae, Poliomielite e hepatite B. A vacina pentavalente da rede privada protege contra difteria, coqueluche, tétatno, Haemophilus influenzae e poliomielite.

A vacina Penta é indicada para prevenir a difteria, o tétano e a coqueluche (ou pertussis), as doenças invasivas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B, sendo recomendada a partir dos 2 meses de idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Vacina sêxtupla acelular (também chamada “hexa”) — inclui a tríplice bacteriana acelular (DTPa), a poliomielite inativada (VIP), a hepatite B (HB) e a Haemophilus influenzae tipo b (HIb): DTPa-VIP-HB/HIb.

A vacina HEXAVALENTE ACELULAR protege o seu bebê de 6 tipos de doenças (difteria, tétano, coqueluche acelular, Haemophilus tipo B, Hepatite B e Poliomielite) em uma picadinha só.

Podem ser intercaladas Hexa e Pentavalente, avaliando-se as doses anteriores de hepatite B. Atenção: para a vacinação com hexavalente, a segunda dose de HBI é aplicada aos 2 meses de idade conforme calendário vacinal.

A vacina hexavalente protege contra difteria, coqueluche, tétano, Haemophilus influenzae, Poliomielite e hepatite B. A vacina pentavalente da rede privada protege contra difteria, coqueluche, tétatno, Haemophilus influenzae e poliomielite. Portanto a hexavalente protege também para hepatite B.

Saúde e Vigilância Sanitária
A vacina contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, também conhecida como tetra viral ou tetravalente viral é indicada para a vacinação de crianças com 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.

Na rede privada, a vacina pentavalente confere proteção contra 5 doenças: difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b e poliomielite (VIP). Já a vacina pentavalente fornecida pelo SUS também protege contra 5 doenças: difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b e hepatite B.

Há algumas vacinas não oferecidas na rede pública que só podem ser encontradas na rede privada, que são: Vacina Meningocócica B, Vacina Pentavalente (com o componente acelular da coqueluche), Vacina Hexavalente (com o componente acelular da coqueluche), Vacina Cólera, Vacina Febre Tifóide e Vacina Dengue.

Doses da vacina pentavalente
Para a vacina Pentavalente, recomendam-se 3 doses, sendo aos 2, 4 e 6 meses de vida. Um primeiro reforço deve ser aplicado entre 12 e 18 meses de idade.

Vacina que pode apresentar mais reações
A que costuma causar mais efeitos colaterais é a chamada pentavalente celular, que a criança toma aos 2, 4 e 6 meses na perninha. É uma das mais reatogênicas (que causa reação).

A idade máxima para aplicação da DTP é de 6 anos 11meses e 29 dias. Será mantido para os recém-nascidos, a primeira dose da vacina hepatite B (recombinante), nas primeiras 24 horas, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Via de Administração Via intramuscular profunda, no vasto lateral da coxa esquerda. .

Não existe intervalo de tempo válido para a vacina ou não. Mesmo aquelas que são em duas ou três doses, seu filho pode tomar a partir de onde parou, independentemente de quanto tempo faz.

Os imunizantes VIP e VOP, por exemplo, só protegem contra a poliomielite, sendo a VIP injetável (com vírus inativado) e a VOP oral (com vírus atenuado). Já a dTpa previne 3 doenças em uma única dose: coqueluche, difteria e tétano.

Esclarecemos que, segundo orientações do Ministério da Saúde, como regra geral, todas as vacinas recomendadas rotineiramente podem ser aplicadas no mesmo dia, exceto as vacinas tríplice viral (Sarampo, caxumba e rubéola) ou tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) que não devem ser aplicadas simultaneamente à ...