Porque o nome sopa?

Perguntado por: omota . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Há quem diga que a origem etimológica da palavra vem do sânscrito: sû (significa: bem) e pô (significa: alimentar). Por essa linha, sopa significaria “bem alimentar”. Outras vertentes apontam que a palavra, criada na idade média, deriva do germânico suppa “pedaço de pão embebido em um líquido”.

Os alimentos, vegetais e pedaços de carne crua eram triturados em água, há registros arqueológicos de preparo de sopas entre os Anasazi da região do Four Corners (EUA) em cestos de palha vedados com betume, na Anatólia (Turquia) em potes de cerâmica, na Escócia em estômago de herbívoro (algo similar ao haggis de hoje).

Sopa, caldo ou creme?

  • Sopa: geralmente é mais nutritiva, porque é feita com muitos ingredientes (legumes, vegetais, carne, arroz, massa, etc.). ...
  • Caldo: é mais leve e com poucos ingredientes, ideal para entradas e acompanhamentos.
  • Creme: é mais espesso do que o caldo, mas também utiliza poucos ingredientes.

A evidência arqueológica mais antiga vem da caverna de Xianrendong, província de Jiangxi, na China. O primeiro exemplo de uma tigela de sopa remonta ao ano de 20.000 a.C. A cerâmica antiga exibia marcas de queimaduras, o que sugere que o usuário estivesse fazendo algum tipo de sopa quente.

A sopa é um alimento basicamente líquido, geralmente servido quente ou quente (mas pode ser frio ou frio), que é feito combinando ingredientes de carne ou vegetais com caldo, leite ou água.

Estima-se que a origem da sopa remonte à pré-história antes mesmo da descoberta do fogo, como uma forma de amaciar carnes e vegetais mais duros. Ela teria surgido casualmente em regiões vulcânicas onde se formavam poças de água quente.

soup. (Nada de traduções automáticas!)

Desde que os ingredientes sejam bem escolhidos, a sopa pode ser um ótimo aliado quando o objetivo é manter um peso saudável ou até perder peso. Para reduzir a ingestão calórica total de uma refeição, prefira as sopas com menos calorias e ricas em fibra - como as de legumes e com leguminosas.

Caldo de carne (Jus Rôti)

As sopas não são uma refeição completa
Contudo, se preparada com uma combinação nutritiva de legumes, vegetais e fontes de proteína, as sopas podem compor uma refeição completa e muito saudável.

As receitas de caldo verde começaram a aparecer no século XV, do outro lado do oceano, em Portugal. O prato, originalmente uma sopa de couve-galega, acabou sendo espalhado pelos países em que o povo português passou. Por isso, o caldo criou raízes em terras brasileiras.

Buddha Jumps Over the Wall

Sopa. A cumbuca de sopa mais cara do mundo é servida pelo restaurante Mayfair Kai, de Londres. Por R$ 400, você poderá provar a chamada Buddha Jumps Over the Wall, que contém cogumelo japonês, pepino do mar, vieiras, carne de tubarão, frango e porco, presunto e ginseng.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).