Pode comer sopa à noite?

Perguntado por: dilha6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 7 votos

Sim, tomar sopa à noite faz bem!

Tomar sopa antes de dormir melhora a qualidade do sono? Sim! Como a maioria das sopas são feitas com ingredientes leves, elas facilitam a digestão, fazendo com que o processo de indução ao sono seja mais rápido.

“Incluir a sopa no jantar pode ser uma opção de refeição, mas não a única e, definitivamente, não será essa refeição que resultará no emagrecimento”, explica a nutricionista Carolina Martins, da rede Magrass.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

"As sopas apresentam uma diversidade de nutrientes fundamentais ao funcionamento do organismo, geralmente com baixa densidade energética e boa disponibilidade de vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e água.

  • Café 1 de 6 Bebidas com altas concentrações de cafeína, como o café, são estimulantes do sistema nervoso central — Foto: Istock Getty Images. ...
  • Mate, chá preto ou chá verde. ...
  • Frituras. ...
  • Alimentos gordurosos. ...
  • Doces e bebidas açucaradas. ...
  • Bebidas alcóolicas.

Como à noite a regra é jantar como mendigo, escolha alimentos mais leves, como frutas, saladas, um suco ou chá. E, de preferência, pelo menos 2 ou 3 horas antes de se recolher para dormir.

Jantar

  1. Opção 1: salada de folhas, legumes cozidos e peixe ou frango grelhado.
  2. Opção 2: berinjela no forno com tomate-cereja e queijo.
  3. Opção 3: sopa de legumes com carne ou frango.
  4. Opção 5: panqueca de espinafre recheada com atum e salada de folhas.

Se você sentir vontade de jantar algo além de sopa, não tem problema. A sopa deve ser uma opção saborosa e saudável, jamais um sacrifício. E lembre-se: variar a forma de preparo e os alimentos é extremamente importante para poder fornecer um bom valor nutricional e abusar de todos os alimentos que a natureza nos deu.

Jejum intermitente realmente tem efeito na perda de peso? A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

O arroz deve ser consumido até mesmo no jantar, mesmo por quem deseja emagrecer.

É rica em nutrientes
A sopa pode ser uma ótima fonte de vitaminas, minerais e fibra, dado que inclui vários grupos alimentares: legumes, que habitualmente são os protagonistas, leguminosas, carne e peixe, e pode até incluir sementes ou frutos secos.

Os adeptos da dieta da sopa, durante o período de realização da dieta, consumem estes alimentos como ingredientes das sopas, o que pode estar de acordo com a recomendação de consumo para esse grupo alimentar que é de no mínimo 3 porções ao dia.

Na nossa alimentação, a sopa é uma importante fonte de vitaminas, minerais, fibra e água. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de, pelo menos, 400 gramas de hortícolas e fruta por dia. Neste sentido, a sopa deve ser consumida diariamente, tanto ao almoço como ao jantar.