O que engorda mais miojo ou macarrão?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Na comparação direta, o miojo não fica muito atrás de um macarrão comum na questão de engordar. Em média, uma porção de miojo possui cerca de 371 kcal, enquanto o macarrão comum possui cerca de 380 kcal.

Esta fritura, por sua vez, adiciona uma quantidade maior de calorias em relação ao macarrão tradicional: 100 gramas de macarrão normal cru possuem 359 calorias e a mesma quantidade de miojo contém 477 kcal, ou seja, 33% a mais. É um aumento considerável não só de calorias, mas também de gorduras na sua dieta.

Contudo, ela explica que o segredo para não colocar em risco a saúde e a boa forma é ter moderação na hora de comer. Portanto, o ideal é deixar o miojo para ocasiões especiais, e optar no dia a dia pelo macarrão comum, pois é mais saudável. Assim, você pode controlar a quantidade de sal e a gordura no preparo.

Primeiramente, este tipo de alimento é composto por carboidratos simples, ou seja, baixo valor nutricional. Não promove saciedade por muito tempo e quando consumido com frequência, produz aumento de gordura. Se você comparar, 90 gramas de miojo contém 421 calorias. A mesma quantidade de macarrão, contém 316 calorias.

Para evitar o problema, é muito importante combiná-los com alimentos saudáveis (como os ricos em fibras), e consumi-los moderadamente (como no exemplo dado anteriormente). Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131.

Por isso, se o seu objetivo na dieta é o controle de peso, o mais indicado são as massas sem recheio, como penne, fusilli e talharim, com molho de tomate caseiro. Além disso, evite acrescentar uma porção de queijo para não aumentar o valor calórico.

Um pacote de miojo tem mais calorias que um prato de massa de boa qualidade. Mesmo acrescentando um fio de azeite ou meia colher de sopa de manteiga, o valor calórico ainda é menor que o do macarrão instantâneo.

Uma porção do miojo tem apenas dez calorias. O produto é vendido também na forma de um bloco gelatinoso, quando cru. Essa versão tem o nome de “konnyaku”. Segundo a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia, o alimento pode, sim, ser usado para dietas, mas não como item principal das refeições.

Jantar

  • Opção 1: salada de folhas, legumes cozidos e peixe ou frango grelhado.
  • Opção 2: berinjela no forno com tomate-cereja e queijo.
  • Opção 3: sopa de legumes com carne ou frango.
  • Opção 5: panqueca de espinafre recheada com atum e salada de folhas.

Por isso, o que se deve comer antes de dormir, para não engordar devem ser refeições leves com poucas calorias como:

  • Um copo de bebida de arroz, soja ou leite;
  • Um iogurte;
  • Uma vitamina de morango ou kiwi;
  • Uma gelatina.

O consumo exagerado miojo pode fazer mal para a saúde, pois, normalmente, possui grandes quantidades de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, cada pacote de miojo, por norma, contém o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 4 g por dia.

Os temperos e molhos, ao serem misturados com o macarrão instantâneo, devem ser o mais natural possível. O miojo pode ser muito prejudicial para a saúde, se for consumido frequentemente. O ideal é evitar esse alimento e substituí-lo por opções mais naturais.

O miojo é feito com um tubérculo, o “konjac”, muito usado pelos orientais. Na verdade o macarrão contém 97% de água e apenas 3% de fibras, na forma de uma substância chamada de glucomanan. O alimento, além de pouco calórico, também ajuda a reduzir colesterol, glicose, triglicérides e pressão alta.

Os alimentos que engordam mais são os fritos e congelados. Eles contêm muitas calorias e gorduras saturadas, o que pode aumentar o seu peso e até mesmo causar problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Além disso, outros alimentos que engordam são aqueles ricos em açúcar.