Porque o daltonismo tem esse nome?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O daltonismo, também conhecido como cegueira parcial para cores, é uma anomalia ligada ao sexo causada por um gene localizado no cromossomo X. O nome daltonismo provém do nome do químico inglês John Dalton, que em 1794 publicou um estudo revelando que tinha dificuldade para distinguir a cor verde da vermelha.

O daltonismo consiste em um quadro no qual o indivíduo apresenta dificuldade na identificação das cores tais como vermelho e/ou verde. Há casos mais graves em que o paciente não consegue identificar as cores.

John Dalton

O daltonismo, ou discromatopsia, foi descoberto em 1794 pelo químico e físico britânico John Dalton (1766-1844), o mesmo que formulou a teoria atômica. Ele apresentou a primeira descrição da anomalia genética da qual ele próprio sofria.

A palavra daltonismo teve origem no nome do químico inglês John Dalton (1766-1844), o primeiro a estudar cientificamente esse distúrbio da visão, do qual ele também padecia. Conta-se que ele só percebeu a deficiência quando, certa vez, comprou um par de meias de seda para a mão, que ele enxergava como pardo-azuladas.

“O daltonismo mais comum é o daltonismo vermelho-verde, em seguida é o daltonismo azul-amarelo e o mais raro é o daltonismo total, que é a ausência completa de cores.

Existem quatro tipos:

  • deuteranomalia: é o tipo mais frequente de daltonismo vermelho-verde. Faz o verde parecer mais vermelho. ...
  • protanomalia: faz com que o vermelho aparente ser mais verde e menos brilhante. ...
  • protanopia e deuteranopia: as duas impossibilitam diferenciar o vermelho do verde.

#VERDADE: apesar da maioria dos casos ser genético, uma pessoa pode se tornar daltônica devido a lesões nos olhos e sistema neurológico, doenças oculares (glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e catarata), doenças cerebrais e do sistema nervoso (Alzheimer e esclerose múltipla) e pelo uso de medicamentos ...

Nesse caso, o indivíduo é incapaz de enxergar as cores azul e amarelo. O azul aparece em tonalidades diferentes e o amarelo vira um rosa-claro. Além disso, eles não enxergam objetos na cor laranja.

Existem três tipos de daltonismo: o monocromático ou acromático, o dicromático e o tri cromático. O primeiro é o que citamos acima, e é quando a pessoa enxerga apenas em tons de preto, branco e cinza. Mas esse é o tipo mais raro de daltonismo.

CAUSAS DO DALTONISMO
Este distúrbio acontece devido a problemas com os pigmentos de determinadas células nervosas do olho, localizadas na retina. Se apenas um pigmento estiver faltando, é o suficiente para o indivíduo apresentar dificuldades para identificar certas cores e tonalidades.

Questionável, o modelo atômico de Dalton não previa a existência de subdivisões atômicas, como os prótons e elétrons, elementos constituintes da sua estrutura. Um outro problema é que tal modelo também não conseguiu explicar alguns fenômenos como a condução elétrica de metais e soluções salinas e a eletrólise.