Como se deve tomar a cúrcuma?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 26 de setembro de 2023
3.9 / 5 15 votos

Encontrado em 303 farmácias. Curcuma longa deve ser ingerido por via oral, com um pouco de água. A dose habitual para adultos é de 2 cápsulas a cada 12 (doze) horas, ou seja, duas tomadas diárias, totalizando 500 mg de medicação a cada tomada.

A curcumina é o princípio ativo da cúrcuma. 9g de cúrcuma equivalem a 500mg de curcumina, então para atingir uma dose terapêutica de cúrcuma deve-se tomar 1 colher de sobremesa cheia de cúrcuma ao dia (metade de manhã e metade a noite).

Coloque uma colher de café rasa de cúrcuma em pó ou rale uma colher de sopa de cúrcuma fresca e adicione 200ml de água. Assim que ferver desligue e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e adicione uma fatia ou gotas de limão.

Não há mistério para tomar corretamente um bom suplemento de açafrão (cúrcuma) em cápsulas da forma certa. Em geral, os fabricantes indicam o consumo de 1 a 2 cápsulas, entre 1 e 2 vezes ao dia. Geralmente, o melhor momento para tomar o suplemento é um pouco antes das principais refeições (almoço e/ou jantar).

A parte mais usada da cúrcuma é o pó da sua raiz, para temperar preparações como sopas, carnes e legumes. Além disso, as suas folhas podem ainda ser utilizadas na preparação de alguns chás. Chá de cúrcuma: colocar 1 colher de chá de cúrcuma em pó em 150 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos.

Em geral, o shot é tomado em jejum. O shot de cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidade e também favorece a digestão. Porém, por não ter um sabor muito agradável, é mais difícil de ser ingerido por parte da população. Por isso, a versão em cápsulas veganas é uma ótima alternativa.

A Curcuma Longa pode ser utilizada continuamente para o tratamento da diminuição das inflamações crônicas. Melhores resultados são alcançados a partir do terceiro mês de uso contínuo.

Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma. Como também pode induzir ao aborto, a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas.

Benefícios da cúrcuma para a saúde
Devido às suas propriedades medicinais, o açafrão-da-terra vem sendo objeto de estudo por vários cientistas pelo mundo. Entre as pesquisas, estão a eficácia da curcumina contra condições inflamatórias, síndrome metabólica, artrite, ansiedade e hiperlipidemia.

Por ser uma especiaria natural, a cúrcuma não tem malefícios, claro que o excesso pode ocasionar irritação no estomago e enjoo.

APOIA O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO
Além de suas famosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a Cúrcuma possui ação termogênica, ajudando na aceleração do metabolismo e no aumento do gasto energético, o que está associado à redução de gordura corporal e ao processo de emagrecimento.

Chá de cúrcuma antes de dormir pode ser uma opção segura para quem tem dificuldade em pegar no sono.

A cúrcuma (curcuma longa) é conhecida também como açafrão-da-terra, possui um rizoma subterrâneo e é da mesma família do gengibre. Já o açafrão é proveniente dos estigmas de flores da planta crocus sativus. São duas plantas distintas, mas com cores bastante parecidas e, propriedades medicinais semelhantes.

Curcuma longa deve ser ingerido por via oral, com um pouco de água. A dose habitual para adultos é de 2 cápsulas a cada 12 (doze) horas, ou seja, duas tomadas diárias, totalizando 500 mg de medicação a cada tomada.

Refluxo gastroesofágico, diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, dor de cabeça, vermelhidão, mal-estar e tonturas, desordens do paladar e reações de hipersensibilidade.

Regulação de pressão arterial; Neuroprotetora. O cérebro apresenta uma atividade metabólica muito alta e gera estresse oxidativo. Rica em antioxidantes, a cúrcuma pode ajudar a evitar a produção excessiva de radicais livres.