Qual óculos para daltônico?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os óculos Pilestone são projetados para corrigir o daltonismo vermelho e verde e melhora a capacidade em perceber um novo e amplo espectro das cores, incluindo os tons de marrom, azul, roxo, rosa, laranja.

O uso de filtros coloridos também pode ser feito em lentes de contato. Existem lentes de contato para daltonismo, com diferentes filtros de cor: vermelho, amarelo e laranja. No futuro, o tratamento genético pode representar a cura para o daltonismo.

Os óculos para daltonismo possuem lentes que ajudam a filtrar as cores, e melhoram o contraste entre os sinais de cores verde e vermelho, por exemplo. Mas eles não permitem que os daltônicos enxerguem as mesmas cores que uma pessoas sem o problema.

Na visão do daltônico, o que ele enxerga são tons de marrom, verde ou cinza. Mas vai variar de acordo com a quantidade de pigmentos do objetivo focado. A tendência é que o verde pareça vermelho, tipo sépia.

O azul aparece em tonalidades diferentes e o amarelo vira um rosa-claro. Além disso, eles não enxergam objetos na cor laranja.

Existem três métodos para se diagnosticar a presença do daltonismo e determinar em que grau ele está afetando a percepção das cores de uma pessoa: Anomaloscópio de Nagel (Esse aparelho emite uma luz amarela na metade do campo visual e na outra metade emite luzes de diferente), Lãs de Holmgreen e o Teste de cores de ...

2) Existe cura ou tratamento para o daltonismo? Dr. RG: Não há cura, mas tem tratamento. Lentes de contato ou óculos com lentes especiais podem ajudar a melhorar o daltonismo, enfatizando as cores que faltam em cada deficiência.

Use uma paleta adaptada para daltônicos quando necessário
Geralmente é aceitável combinar duas cores quando uma delas não está associada à discromatopsia. Por exemplo, azul/laranja é uma paleta geralmente adequada para daltônicos. Azul/vermelho ou azul/marrom também funcionam.

Existem três tipos de daltonismo: o monocromático ou acromático, o dicromático e o tri cromático. O primeiro é o que citamos acima, e é quando a pessoa enxerga apenas em tons de preto, branco e cinza. Mas esse é o tipo mais raro de daltonismo.

As formas mais comuns de daltonismo hereditário são as distorções de percepção do verde e do vermelho. Os daltônicos com defeitos genéticos são chamados de dicromatas: eles possuem apenas dois fotorreceptores funcionais.

O que causa a manifestação do daltonismo? Ao que tudo indica, a causa do daltonismo está diretamente relacionada a herança genética ou em alguns casos a traumas, ou lesões provocadas nos olhos.

Quando não se percebe o vermelho, chama-se protanopia. Assim veem as pessoas com esse tipo de daltonismo. Se a pessoa não o verde, é deuteranopia. Já na tritanopia, não funciona o cone que capta o azul.