Como saber se meu aluno é daltônico?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 8 votos

A indefinição de cores, sequências de cores ou de tonalidades específicas são as primeiras pistas de que a criança pode ser daltônica. O diagnóstico precoce é fundamental para que o paciente desenvolva estratégias e alternativas para a realização de tarefas corriqueiras.

Pessoas daltônicas apresentam desde muito cedo dificuldade na identificação de cores. Os daltônicos podem apresentar peculiaridades na escola como por exemplo, pintar um coração de cinza ou a grama de marrom.

As cores parecem mais desbotadas e podem ser confundidas ou parecerem semelhantes. Dificuldade em distinguir as cores vermelho e verde, mas de uma forma um pouco diferente do protanopia. As cores podem parecer mais desbotadas ou mudar de tonalidade. Dificuldade em distinguir as cores azul e amarelo.

Diagnóstico do daltonismo
Um dos exames é o anomaloscópio, há também o teste com cores de Ishihara e o teste de lãs de Holmgren. O teste de Ishihara tem sido o mais utilizado para o diagnóstico de casos de daltonismo. Nele, há círculos com diversos pontos coloridos e letras que acabam sendo formadas.

Daltônicos que confundem duas cores primárias são classificados como dicromatas. Entre eles estão os que misturam o verde e o vermelho (e vice-versa) e, bem mais raros, os que confundem o azul com as outras cores básicas. Os tricromatas podem ter dificuldade para enxergar o verde e suas nuances.

Daltonismo é uma denominação comum para pessoas que têm alterações na visão das cores. Os portadores do gene anômalo apresentam dificuldade na percepção de determinadas cores primárias, como o verde e o vermelho, o que se repercute na percepção das restantes cores do espectro.

Uma pessoa que tem daltonismo não consegue identificar normalmente as diferentes tonalidades de cores. Em alguns casos, há ausência quase total de percepção, em que se vê tudo em preto, branco e cinza. Outros deixam de ver cores específicas.

Existem três tipos de daltonismo: o monocromático ou acromático, o dicromático e o tri cromático. O primeiro é o que citamos acima, e é quando a pessoa enxerga apenas em tons de preto, branco e cinza. Mas esse é o tipo mais raro de daltonismo.

Um tipo de célula é chamado de “cone”, que permite a visão em cores, e outro, “bastonete”, que permite a visão em preto e branco. No caso das pessoas daltônicas, elas não têm cones suficientes, por isso, a mensagem relativa à cor não chega ao cérebro.

Na escola, organize a rotina para que ela aprenda as cores. Uma dica é colar nos lápis etiquetas com nomes ou símbolos que identifiquem os tons. Na hora de desenhar, ajude o aluno a identificar as cores, mas deixe que ele escolha o que quer usar.

Quais são os sintomas do daltonismo?

  • Dificuldade em distinguir cores e diferenciar tons de cores iguais;
  • Sensibilidade à luz;
  • Não conseguir ver brilho nas cores;
  • Dor de cabeça ao olhar para diferentes cores em fundos diferentes.

O daltonismo é um distúrbio de visão caracterizado pela dificuldade em diferenciar as cores, especialmente o verde e vermelho. O diagnóstico precoce é fundamental para que o paciente desenvolva estratégias e alternativas para a realização de tarefas corriqueiras.