Porque o câncer mata rápido?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Uma das características mais violentas do câncer é que as células anormais se multiplicam “além de seus limites normais”, de modo que podem invadir partes adjacentes do corpo ou se espalhar para outros órgãos. Esse processo é chamado de “metástase” e é a principal causa de morte por câncer, afirma a OMS.

O câncer de fígado é um dos tipos mais comuns de câncer no mundo e apresenta uma das maiores taxas de mortalidade.

Geralmente, o câncer necessita de um tratamento prolongado. A doença não tratada se agrava, invadindo estruturas próximas ao tumor e órgãos do corpo de maneira generalizada, impedindo o funcionamento normal do organismo e levando à morte.

As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. Esse processo, conhecido como metástase, causa problemas sérios e, por isso, é muito importante que seja detectado e tratado o mais cedo possível.

Tem a dor física, que pode resultar em falta de ar, fadiga, náuseas, falta de apetite, além de outras dores muito fortes no corpo. E a dor emocional, que gera o medo, a ansiedade, a depressão. Se olharmos na origem da palavra, paliativo deriva do latim “pallium”, que significa “manto” ou “cobertor”.

Câncer de fígado
Esse tipo de câncer causou 830 mil mortes em todo o mundo em 2020, de acordo com a OMS. O fígado também é suscetível ao câncer de outros órgãos que se espalham, especialmente o câncer colorretal.

O câncer de pulmão é o tumor maligno que mais mata homens e mulheres no mundo todo. A maioria destes tumores é do tipo células não pequenas (85% dos casos), sendo o mais comum o adenocarcinoma. Estes tumores estão, em cerca de 80% dos casos, relacionados ao tabagismo.

Por que câncer no coração é raro? Porque as células do coração encerram o ciclo de divisão celular muito cedo e não se replicam como as células de outras partes do organismo, como boca, pele ou mama, por exemplo.

Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.

Há diversas razões biológicas para que se sinta dor oncológica: Tratamentos de câncer, tais como cirurgia, radiação e quimioterapia. Tecido cicatricial resultante de tratamento de câncer ou cirurgia. Um tumor pode forçar por fora, ou por dentro, órgãos, nervos ou outras partes do corpo.