Porque a pessoa que tem câncer dorme muito?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Como o tumor precisa de “energia” para se desenvolver no organismo do paciente, as células tumorais roubam calorias e nutrientes das células normais, levando à fadiga. Além disso, ele libera substâncias inflamatórias que intensificam esse estado. Por isso, o corpo gasta muito mais energia que o habitual.

O câncer avançado é caracterizado por um dos seguintes aspectos: Dor, sintomas constitucionais, problemas psicológicos, obstrução, sangramento e/ou compressão.

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

Alimentos ultraprocessados
O excesso de sal, açúcar e substâncias como nitrito e nitrato pode prejudicar a saúde do paciente oncológico com a formação de radicais livres (moléculas instáveis que, se juntar várias, podem causar alterações genéticas e ocasionar doenças como o câncer).

O que é o sono excessivo durante o tratamento oncológico? A hipersonia é caracterizada pelo sono incontrolável durante o dia ou o desejo de prolongar a noite de sono e continuar dormindo. Essa sonolência pode atrapalhar o curso do dia a dia do paciente, tendo reflexos no trabalho, na vida familiar e pessoal.

As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. Esse processo, conhecido como metástase, causa problemas sérios e, por isso, é muito importante que seja detectado e tratado o mais cedo possível.

  • Dor nas costas, peito, cabeça, ossos ou articulações;
  • Dificuldade em urinar;
  • Dormência ou fraqueza em qualquer parte corpo;
  • Tosse seca;
  • Falta de ar ou dificuldade em respirar;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas, vômitos ou perda de peso;
  • Convulsões.

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de:

  • pulmão (1,76 milhão de mortes)
  • colorretal (862 mil mortes)
  • estômago (783 mil mortes)
  • fígado (782 mil mortes)
  • mama (627 mil mortes)

Indícios sugerem que sacarose e frutose – presentes no açúcar –, quando ingeridas em grandes quantida- des, seriam as responsáveis pelo desenvolvimento dessas doenças. Em pequenas quantidades, como parte de uma dieta sau- dável, a ingestão de açúcar não promove o câncer.

Quando esta célula atinge os ossos e se prolifera, ela forma a metástase óssea. A metástase, seja ela qual for, é considerada a complicação do câncer mais perigosa, pois ela caracteriza a propagação do câncer em outros locais do corpo, sendo assim mais difícil curar o câncer nesse estágio.

Peixes como o salmão e a sardinha são fontes de ômega 3, composto que influencia na saúde cardiovascular e protege as artérias de inflamações, aumentando também a imunidade.

Ao contrário de hipersonia, a fadiga não está associada ao sono diurno excessivo e a incapacidade de permanecer acordado. A hipersonia pode ser por: Tumores cerebrais, como meningiomas e tumor do tronco cerebral.

“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr. Gutemberg Santos, neurologista do Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana​.

Aline listou algumas dicas que podem ajudar:

  1. Exercícios físicos.
  2. Cochilos curtos.
  3. Técnicas de relaxamento.
  4. Estabeleça prioridades.
  5. Remédios.

Por exemplo, não se recomenda dizer a um paciente com câncer que ele vai “superar isso” ou “ficar bem”. Embora essa seja uma intenção positiva, nem sempre é uma garantia e pode parecer ignorante ou insensível diante da gravidade da situação.

· Dificuldade para respirar ou sensação constante de faltar ar, quando a metástase acontece nos pulmões; · Inchaço abdominal e olhos e pele amarelados, quando atinge o fígado; · Dor de cabeça de forma intensa e constante, tonturas ou convulsões frequentes, quando a metástase ocorre no cérebro.