Porque não usar escova secadora?

Perguntado por: emoraess . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

O problema de quem faz escova com o secador é usar a sua temperatura mais alta, encostando no fio, e demorar para manipular o cabelo, o que pode partir o fio na hora de modelar, por exemplo”, conta.

Afinal, por que a escova secadora danifica o cabelo? O grande B.O., pessoal, é que a escova secadora, por ter uma temperatura alta e estar em contato direto com os fios, vai causar uma desidratação deles, ou seja, a perda de água. Em casos mais severos, pode também acabar com as proteínas que os compõem.

“Com uma boa terapia capilar, higienização, hidratação e uso de protetor térmico, podemos utilizar tanto a escova quanto o secador sem problemas. Só devemos evitar o uso diário, pois quanto maior a exposição, maior o dano”, concluem as médicas. Ou seja, uso liberado, mas com ressalvas.

Já a chapinha pode ter um efeito parecido em fios mais finos, mas Eron Araújo conta que existem diferenças. “A escova secadora dá um feito mais natural, com mais movimento, e danifica menos o cabelo, enquanto a prancha deixa o cabelo mais chapado.”

De qualquer forma, mesmo que os dois utensílios possam agredir as madeixas, o secador ainda é menos agressivo do que a chapinha. A explicação pra isso é que o calor é muito mais distribuído nele do que na prancha, que concentra toda a alta temperatura nas placas em contato direto nas mechas.

Não é ideal usar a escova secadora todos os dias porque pode agredir muito o cabelo. Se possível, o recomendado pelos especialistas é o uso da secadora até quatro vezes por semana.

quatro vezes

Apesar da praticidade, não é recomendado usar a escova secadora diariamente. O ideal é usar, no máximo, quatro vezes por semana para não danificar os fios.

Saiba como usar uma escova secadora corretamente

  1. Lave os fios corretamente. ...
  2. Passe um protetor térmico. ...
  3. Deixe os fios desembaraçados. ...
  4. Separe o cabelo em partes. ...
  5. Coloque a escova na raiz e leve até as pontas. ...
  6. Deslize devagar pelas mechas. ...
  7. Finalize a secagem.

Passo 2: separe o cabelo em seções
Para um resultado ainda mais profissional, separe o cabelo em seções finas – de larguras até 5 cm – para serem escovadas com a sua escova secadora. Aqui, é importante lembrar que o cabelo não deve estar seco ou molhado e sim, úmido.

A maioria dos modelos de escova secadora possui cerdas maleáveis na parte interior e revestimento de cerâmica que não danificam tanto o cabelo e ajudam até na hidratação. No entanto, o uso de um protetor térmico é indispensável, por conta do calor produzido pelo secador, que bate diretamente nos fios.

Principalmente no verão, a exposição excessiva ao sol, mar, piscina, aliada ao uso de secadores e chapinhas, pode ser a composição vilã para os cabelos. Além disso, o uso incorreto de prendedores, uma dieta carente em nutrientes e o estresse também podem influenciar.

não é recomendável para você fazer o uso diário.

A escolha entre escova secadora ou escova alisadora depende do tipo de cabelo. A secadora é ideal para cabelos médios e longos, com diferentes ajustes de temperatura e velocidade. Já a alisadora é indicada para cabelos naturalmente lisos ou ondulados, mas menos eficaz em cabelos crespos ou cacheados.

A rotativa faz a escova clássica de salão, com mais movimento e volume. Agora, pra ter aquele liso mais comportado, a escova secadora consegue um efeito chapado e brilhoso! O desenho dela e o jeito como o ar quente sai pelas cerdas são ideais pra quem quer diminuir o volume, principalmente se tiver muito cabelo, viu?

Em média, a escova rotativa dura em torno de um ano sem apresentar nenhum tipo de problema. A maior parte dos problemas desse produto ocorre no motor. Isso acontece porque o motor não aguenta o esforço e a função rotatória deixa de funcionar.

1. A escova secadora tem que ser utilizada com o cabelo limpo e molhado, portanto, antes de passá-la nos fios, certifique-se de higienizar o couro cabeludo com o shampoo e condicionador de sua preferência.