Como recuperar lesão no bíceps?

Perguntado por: omelo6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Então, podemos indicar o tratamento não-cirúrgico com uso de medicamentos, compressas de gelo, reabilitação e terapias biológicas como o ácido hialurônico.

Tratamento
Gelo - é possível aplicar compressas frias no músculo bíceps por 20 minutos de cada vez, várias vezes ao dia. Isso ajudará a reduzir o inchaço. Medicamentos que não necessitam de prescrição - você pode tomar anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno ou paracetamol, para reduzir a dor e o inchaço.

Sinais e sintomas das rupturas do tendão do bíceps
Rupturas no tendão do bíceps braquial causam dor súbita e intensa na parte superior do membro superior e no ombro ou perto do cotovelo, dependendo da localização da ruptura. A dor piora ao levantar ou puxar um peso. Outros sintomas são hematoma, edema e fraqueza.

Mantenha o membro em que ocorreu a distensão em posição mais alta do que o coração; Recorra ao uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios para aliviar a dor. No entanto, os anti-inflamatórios não devem ser empregados por mais de três ou quatro dias e sem orientação médica.

O estiramento muscular é uma lesão indireta que se caracteriza pelo alongamento excessivo das fibras musculares, ou alongamento além dos limites normais, também chamados de fisiológicos.

As lacerações do tendão do bíceps são causadas por um evento de força súbita (como levantar um objeto pesado) ou esticar ou torcer o cotovelo com força. Essas rupturas normalmente ocorrem quando o tendão já está debilitado por uso excessivo (como ocorre durante o levantamento de peso).

O ideal é utilizar apenas analgésicos ou relaxantes musculares para ajudar minimizar a dor e diminuir a tensão. No caso dos anti-inflamatórios, eles somente devem ser ingeridos se você já tiver recebido essa indicação de um médico. As lesões de maior gravidade necessitam de acompanhamento especializado.

Três semanas após a cirurgia, retira-se a imobilização e inicia-se a fisioterapia para recuperação da mobilidade e, mais tarde (após 8 a 10 semanas) da força muscular. Em geral, exercícios de musculação são retomados 3 meses após a cirurgia. Há diversas formas de fixar o tendão rompido de volta ao osso.

Fraqueza ou falta de controle dos movimentos. Braço e/ou mão flácido ou paralisado. Alterações da sensibilidade, tais como formigamento, dormência, sensação de choques e dor, ou falta de sensibilidade. Inchaço, aumento ou diminuição do suor.

Faça o seguinte: sentado ou em pé, estenda os braços para os lados mantendo-os paralelos ao chão. Vire os polegares para baixo, para que as palmas da mão fiquem viradas para trás do seu corpo. Segure nessa posição por alguns segundos e, em seguida, movimente as mãos e os braços para frente e para trás.