Porque o grau da lente é diferente do óculos?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Isso porque, no caso das armações, é levado em conta o fato de a lente ter uma certa distância em relação aos olhos. Na lente, não. Sendo assim, é feita uma tabela para conversão, a partir do grau esférico da receita do óculos.

A melhor forma de como saber se o grau dos óculos está correto é levá-lo ao oftalmologista com a receita assim que ficarem prontos. O profissional irá avaliar as lentes e confirmar se foram fabricadas corretamente.

Grau de óculos errado: 5 sintomas que apontam necessidade de revisão

  1. Falta de foco.
  2. Visão deficiente quando um dos olhos está fechado.
  3. Esforço visual excessivo.
  4. Dores de cabeça ou tonturas.
  5. Vertigem ou náusea, não relacionada a uma condição médica.
  6. Teste de visão Snellen.
  7. Teste de astigmatismo.

Quanto maior o grau, mais cara fica a lente. Essa é a regra das fabricantes, aponta Jehniffer Sena. “Os problemas comuns como miopia, astigmatismo e presbiopia não são fatores que encarecem o preço das lentes em si. O que faz alterar o valor é o grau.

Na lacuna ao lado do termo “Esfera” ou “Esf.”, o oftalmologista irá indicar o grau esférico da lente, que é medido em dioptrias. Esse é o grau dos seus óculos em caso de miopia ou hipermetropia.

Duram até 1 ano. As lentes de descarte anual precisam de um cuidado maior e também de uma atenção especial para não perder o danificar a lente, já que as mesmas podem durar até 1 ano. Se você não tem cuidado ou perde coisas com facilidade, este não é o produto ideal para você.

Mas, o que muitas pessoas se questionam é quando essa medida está errada. O eixo errado pode provocar desconforto na adaptação com o seu óculos. Você pode ver imagens distorcidas e sentir alterações na imagem que está enxergando.

As lentes não devem ter nenhuma faixa, bolha ou inserção, o que pode causar dores de cabeça ou cansar seus olhos. Quando pressionadas levemente com um dedo, as lentes não devem se mover.

Se for comprovado erro de diagnóstico poderá requerer indenização por danos morais. Se o problema for somente o grau do óculos receitado, diferente do grau necessário, em ficando provado, pode requerer o ressarcimento do valor.

Logo que você começa a usar óculos, é comum que haja um período de adaptação. Dessa forma, os olhos ficam cansados e a visão embaçada. Mas isso passa em alguns dias ou semanas.

Considerando esses aspectos, o preço da lente pode variar de R$125,00 a R$3.486,00.

Geralmente, esse tipo de lente é utilizada por pessoas com grau a partir + 2 de hipermetropia e -2 de miopia.

A razão para tanto recai no centro visual do cérebro. Ele primeiro precisa se adaptar às novas e grandemente modificadas condições visuais. Isso também afeta as pessoas que receberam lentes prescritas com um grau diferente de antes ou que escolheram uma nova armação ou um tipo diferente de óculos.