Como escolher o protetor solar ideal para cada tipo de pele?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Em termos gerais, a pele negra pode utilizar FPS 30, a morena FPS 50 e a pele branca, filtro solar com fator de proteção 60 ou maior. Em todo caso, a melhor forma de saber o tipo de protetor solar e o FPS mais indicado para você, é buscando o auxílio de um médico.

Confira dicas para não errar na hora de comprar o seu

  1. Fator 15. Não importa a cor da sua pele, os dermatologistas recomendam o uso de no mínimo um protetor com FPS 30. ...
  2. Fator 30 até 50. Esse é o fator mínimo que todo mundo deve usar. ...
  3. Fator 60 ou maior. Serve para quem tem a pele muito clara e fica vermelha sempre.

Independentemente de qualquer coisa, principalmente quando se trata do rosto, é mais indicado seguir a recomendação acima, dando preferência a produtos com FPS de 50. Mas, caso a sua pele não seja sensível, também pode-se apostar em opções com FPS de 30, no mínimo.

De acordo com Fabiane, pessoas com pele mais oleosa, por exemplo, precisam optar por protetores solares com toque matte e seco. Além disso, ela sempre indica os filtros livres de óleos e não comedogênicos, ou seja, aqueles que não causam espinhas. Também é fundamental que este protetor tenha textura leve e fluida.

E o FPS (Fator de Proteção Solar)?
Ele aumenta gradativamente de acordo com o tom de pele, quanto mais claro, maior o FPS. Em termos gerais, a pele negra pode utilizar FPS 30, a morena FPS 50 e a pele branca, filtro solar com fator de proteção 60 ou maior.

Veja a seguir boas opções de protetor solar facial para todos os tipos de pele!

  • Bioré Perfect Milk. ...
  • Bioré Aqua Rich Watery Essence. ...
  • La Roche-Posay Anthelios Airlicium. ...
  • Neostrata Minesol Oil Control. ...
  • Isdin Fusion Water Oil Control. ...
  • SkinCeuticals UV Oil Defense. ...
  • Adcos Filtro Solar Tonalizante Stick.

Para uma proteção eficaz da pele, recomenda-se filtro solar com índice de FPS 30 ou superior; O FPS indica a proteção aos raios UVB. Outra informação muito importante é o PPD, que mede a proteção ao UVA. Um bom PPD deve corresponder a 30% do valor do FPS.

Nesse caso, é importante usar um produto com no mínimo FPS 20. Quanto ao rosto, recomenda-se o FPS 30 para todos os tipos e tons de pele ou o PPD 10 para peles com manchas ou peles com melasma. Portanto, evite protetores solares faciais com FPS 15 ou menor, pois eles não oferecem a proteção que a pele precisa.

De forma resumida, quanto maior for a sua exposição solar, maior deverá ser o FPS do seu protetor ou mais vezes deverá reaplicá-lo. É importante analisar esse tempo e também o tom de sua pele para definir qual o melhor produto para você.

O passo a passo a seguir mostra a rotina ideal de skincare para esclarecer o que passar primeiro, e porque a ordem é hidratante, depois protetor solar e, por último, maquiagem.

O FPS é uma sigla que determina o número de quadros por segundo em uma cena de jogo, filme ou animação. Por esse motivo, quanto maior o número de quadros, mais suave a animação e mais detalhada a ação será.

Ter taxa de 30 FPS em jogos é o mínimo aceitável, enquanto 60 FPS já é o cenário ideal, visto que a maioria dos monitores disponíveis no mercado têm frequência de 60Hz. Nos painéis, essa frequência diz quantos frames podem ser mostrados a cada segundo.