Quais são os perigos da unha de gel?

Perguntado por: uaparicio . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Pesquisadores apontam que além das alergias, há lesões que podem ocorrer por trauma do leito ungueal (parte abaixo da unha) que levam à queda da unha. Outro ponto estudado é a possibilidade do procedimento favorecer o aparecimento do câncer de pele, que pode surgir até dez a 15 anos após o uso da lâmpada ultravioleta.

A colocação de unhas em gel ou em vidro é contraindicada para pessoas com alergia às substâncias utilizadas no composto, portanto, sempre consulte a manicure que está fazendo o procedimento. Também é contraindicado para as pessoas que tenham psoríase, gestantes, diabéticos ou em tratamento contra o câncer.

O alongamento de unha em gel dura em média 3 meses. Porém, durante esse período é necessário fazer manutenções a cada 20 dias. Isso acontece porque durante esse período a unha cresce, a manutenção serve para aplicar o gel na parte nova da unha.

Estudos indicam que o aparelho utilizado por manicures aumenta o risco de câncer de pele, uma vez que é necessário expor as unhas à luz UV emitida pela cabine para que o esmalte em gel endureça e seque.

O que não pode fazer com unha de Gel? O manuseio de produtos corrosivos como sabão em pó, detergente, água sanitária e outros já são ruim para suas unhas e mãos normalmente, quando se tem unhas em gel faz os uso de luvas ser ainda mais necessário.

A fibra de vidro é um tipo de alongamento de unha muito resistente. Ela é ideal para quem faz trabalhos manuais ou para quem digita muito. O seu resultado tende a ser o mais natural possível, pois as suas camadas não costumam ficar muito grossas.

E nas unhas das mãos não é diferente. As famosas unhas de fibra de vidro ou gel, podem causar mais facilmente as chamadas infiltrações que propiciam o acúmulo de fungos. Isso ocorre quando é deixado um espaço entre a unha artificial e a natural, gerando umidade.

Quais os cuidados com as unhas de gel? Fazer manutenções regularmente (a cada 15 ou 20 dias), evitar contato constante com produtos químicos que podem corroer o gel. Ao lavar louça, prefira utilizar luvas e para remover esmalte ou decorações, use removedor de esmalte ao invés de acetona.

É normal que depois de ter retirado o gel, as unhas se tornem frágeis e quebradiças, pelo menos nos primeiros tempos. Por isso, mantê-las curtas é fundamental para que a sua recuperação seja mais rápida e eficaz. Prefira um corte arredondado, pois esse é o melhor formato para que não lasquem ou quebrem acidentalmente.

A unha de fibra de gel tem uma durabilidade média de um mês. O esmalte utilizado na unha geralmente dura cerca de 15 dias. Os valores para fazer a aplicação da fibra variam entre R$ 180 e R$ 250.

Dermatologistas alertam que gestantes, pessoas diabéticas, pessoas imunossuprimidas – como pacientes em tratamento contra o câncer -, crianças e adolescentes menores de 16 anos devem evitar os alongamentos.

Como tirar unha de gel em casa?

  1. Remova o top coat com uma lixa buffer, usando a parte mais porosa.
  2. Umedeça bem um algodão com acetona e coloque em cima de cada unha.
  3. Depois, envolva todos os dedos em papel alumínio.
  4. Deixe agir por 15 minutos.
  5. Finalize removendo com a espátula.

A diferença do material reflete no acabamento, o que faz com que o alongamento de fibra de vidro tenha uma aparência mais natural. O alongamento em gel pode ficar mais grosso que as unhas originais, o que reflete na aparência mais artificial, mas feito por uma boa profissional esse efeito pode ser evitado.