Como usar vaselina nos pés rachados?

Perguntado por: lpaz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Para deixar os pés macios e perfumados e acabar com o ressecamento do calcanhar, a esteticista Patricia Elias recomenda misturar um pouquinho de creme hidratante com vaselina e aplicar a solução caseira antes de dormir. Passe a pastinha nos pés e envolva a área com um filme plástico, como se fosse uma meia.

É uma boa alternativa para aqueles locais sensíveis como a face interna de coxas e os pés, que facilmente sofrem com o atrito, seja do calçado, seja "pele com pele". A vaselina vai ajudar a deixar sua pele mais resistente a estas agressões.

Em geral, opta-se por cremes que tem vaselina, lanolina. Em casos mais graves, são usados cremes com ureia e outras substâncias que ajudam a remover a camada de células mortas da pele”, orienta Márcia Donadussi.

Pés lisinhos exigem a aplicação diária de cremes hidratantes ou óleos. Eles ajudam a repor a água dos tecidos e ainda formam uma camada protetora contra a desidratação. Para potencializar os efeitos dos produtos, procure aplicá-los logo após o banho ou antes de dormir.

Óleo para Rachadura nos Pés
Misture uma colher de sopa de hidratante à outra colher de óleo de uva e aplique nos pés. Como de praxe, antes de ir para cama, cubra-os com papel filme (o mesmo usado na cozinha) e durma normalmente. Para garantir que o insulfilm não se mova, vista meias de algodão.

A Vaselina Líquida ADV é ideal para hidratar e recuperar pelessecas e ressecadas. Ela possui ação emoliente que pode ser usada também para a remoção de resíduos em ferimentos e também em rachaduras na derme.

"Em alguns casos, as fissuras podem estar associadas a algumas doenças, como hipotireoidismo, diabetes, psoríase plantar, dermatites e as ceratodermias, doenças genéticas mais raras.

COMO ACABAR RACHADURAS NOS Pés CALOS E DEIXAR LISINHOS E MACIOS USANO A PASTA DE DENTE.

Uma receitinha rápida e fácil é capaz de fazer seus pés ficarem macios e sem rachaduras. Anote aí: 1 vidro pequeno de glicerina líquida, 1 vidro de água oxigenada para curativo (10 volumes), 3 comprimidos de Melhoral adulto. Faça um creme misturando tudo e conserve em local fresco.

"É preciso apostar em produtos que tenham ação hidratante e também queratolítica, que vai degradar a queratina no local, afinando a pele. Gosto de associar cremes à base de ureia e ácido salicílico com vaselina, por exemplo.

A saída é aplicar um hidratante específico para a região, de preferência um creme hidratante que, além de repor a água perdida e amaciar a pele, forma uma película protetora que previne a desidratação. Se quiser potencializar a absorção do produto, aplique o creme nos pés antes de dormir e enrole-os em plástico PVC.

Hidratação local é fundamental. Cremes hidratantes e queratolíticos à base de ureia e/ou ácido salicílico trazem excelentes resultados. Esfoliação ou utilização de lixas para os pés podem ser feitos 1 a 2 vezes por semana.

Hábitos como ficar em pé por períodos longos, andar descalços e uso inadequado de calçados, como sandálias e chinelos, e não uso de meias aumentam a pressão na pele e favorecem o desenvolvimento de hiperqueratose e fissuras no calcanhar.

Você pode, sim, utilizar as rasteirinhas e chinelos no seu dia a dia, mas procure alternar o uso com calçados fechados, que protegem mais a pele da sola do – além de procurar modelos abertos que proporcionem uma boa sustentação.

Para aplicar, basta fazer uma misturinha com 3 colheres de sopa de óleo de coco, a mesma quantidade de um creme hidratante da sua preferência e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Depois, é só aplicar nos pés no fim do banho, tomando bastante cuidado para não escorregar.