Porque protetor com base é melhor?

Perguntado por: lvasconcelos2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O protetor solar com base tem como maior diferencial a textura e a possibilidade de uniformizar a pele. Por isso, há quem substitua a base em si por esse produto por conta de sua praticidade.

Segundo a dermatologista Apolonia Sales, o filtro solar com cor pode sim substituir o tradicional, deixando o rosto protegido e uniforme. "O protetor solar com cor pode ser mais eficiente que o sem, já que protege também da luz visível", explicou a especialista.

“Quando usamos o protetor com cor temos um produto que realmente protege a pele, principalmente, contra a luz visível. Ele é até melhor que o protetor comum, sem cor. Já a base não protege tanto, então não indico focar só nela”, revela.

A base com FPS é uma maquiagem como as outras, com a diferença de possuir fator de proteção solar. Isso não a torna um protetor solar, apenas proporciona uma pequena proteção contra os raios UV. Sua finalidade continua sendo a uniformização da pele, e a proteção é uma vantagem extra.

Por isso, você não deve trocar um protetor solar por uma base ou outro produto de maquiagem com FPS. Em geral, os produtos de maquiagem com FPS possuem um valor pequeno de proteção se comparado com um protetor solar, que funciona como um “extra”, mas não é suficiente para proteger a pele da radiação.

O protetor solar deve ser usado todos os dias e por todos os tipos de pele, com ele é possível proteger o rosto da ação dos raios UVA, UVB e a luz visível, presente em aparelhos eletrônicos como computadores e celulares.

O filtro solar com cor possui ainda mais vantagens! Além de proteger contra os raios UV, o filtro solar com cor age também como uma barreira física e protege contra os danos da luz visível, emitida pela radiação solar e também pela luz florescente, tela de smartphones, tablets, TV e afins.

O protetor solar com cor substitui a base? Sim, ele pode substituir a base! Dependendo do nível de cobertura que você deseja para a sua maquiagem, vale apostar no produto para uniformizar o tom da pele e disfarçar algumas imperfeições.

"O filtro físico, também conhecido como inorgânico, é composto por minerais, como óxido de zinco e dióxido de titânio, e eles são os principais responsáveis por dar aspecto branco ('white cast') e também há alguns filtros químicos que também deixam esse efeito na pele".

Por outro lado, o BB Cream oferece uma cobertura um pouco mais intensa do que o Protetor Solar com Cor. Além disso, o BB Cream tende a fornecer benefícios adicionais, como hidratação, tratamento da pele, controlo de oleosidade (BB cream para pele oleosa) e redução de manchas.

Na verdade, quando aplicado propriamente, o protetor de FPS 50 protege em 98%, enquanto o de FPS 100 protege 99%. Além disso, pessoas que optam por fatores mais altos tendem a ficar mais tempo expostas ao sol, porque têm a falsa sensação de proteção.

A proteção solar é a última parte do skincare, por isso sempre deve vir antes da maquiagem. Isso porque, para cumprir a função corretamente, filtros solares químicos (que são mais comuns) precisam reagir com a pele. Barreiras físicas, como a base da maquiagem, podem até atrapalhar o protetor solar.

Claro que não faz mal adicionar FPS à sua maquiagem, porque quando se trata de protetor solar, quanto mais, melhor. Um estudo publicado em 2021 chegou a concluir que a maquiagem em camadas sobre o protetor solar aumentava a proteção solar total.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que pessoas com melasma usem protetor solar com FPS alto, entre 50 e 60 e, de preferência, com cor, já que o pigmento oferece uma barreira física contra a luz visível. Além disso, é importante usar chapéus, bonés ou viseiras, que atuam como um reforço de barreira.

Porém, quando o assunto é passar protetor solar à noite, um ponto muito importante é não aplicá-lo na hora de dormir, já que pode obstruir os poros, causar alergias e coceiras. Use-o no momento em que estiver acordado e, antes de ir descansar, limpe o rosto e realize a sua rotina de skincare.

Outros óleos que também protegem do Sol, mas também uma funcionalidade reduzida, são:

  • Óleo de amendoim.
  • Óleo de semente de cânhamo.
  • Óleo de alfafa.
  • Óleo de jojoba.
  • Manteiga de karité
  • Óleo de oliva.
  • Óleo de abacate.
  • Óleo de macadâmia.