Tem que tirar a lente para dormir?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Mas, quando você está dormindo de lentes, as lentes não se movimentam, devido à falta de estímulo – piscada. O ideal, então, é retirar as lentes a cada período de 8 horas. E para quem tem grau muito alto, recomenda-se o uso de óculos de grau para dar este “descanso” aos olhos.

No entanto, quando estamos a dormir, como os olhos estão fechados e não há movimentos, a ausência de lubrificação faz com os olhos fiquem secos. Isso irá fazer com que haja uma maior aderência das lentes à córnea, os olhos tendem a ficar irritados, e por vezes, as lentes podem ficar “coladas” à pálpebra.

Como o globo ocular é muito sensível, o recomendado é que, mesmo durante o dia, a lente seja retirada após 8-10 horas de uso para permitir o descanso. Quando chega a noite, a dinâmica do organismo nessa região é diferente.

Quando você dorme com as lentes, impede que a córnea retire o oxigênio dos vasos, provocando hipóxia (baixo teor de oxigênio no tecido). A hipóxia da córnea leva a edema (inchaço), dor, baixa visão, desconforto e impede que continue usando as lentes. Assim, não é recomendado dormir com as lentes.

Posso dar aquela cochiladinha depois do almoço com as lentes de contato? A resposta é NÃO! Mas Dra, é só um cochilinho! Muitas vezes o cochilo pode se estender e você acabar dormindo horas com as lentes.

Dormir com lentes de contato faz mal para os olhos
Pela oclusão, a superfície das córneas ficará menos oxigenada. Como resultado, pode ocorrer uma ceratite – machucado nas córneas cujos sintomas mais comuns são dor, vermelhidão e ardor nos olhos, além de fotofobia (sensibilidade à luz).

Lentes de contato não devem ser usadas durante o sono? Verdade. Ao dormir com as lentes de contato, o paciente castiga a córnea, pois diminui a chegada do oxigênio por meio da lágrima – a bomba lacrimal não funciona quando não piscamos, permanecendo somente os movimentos oculares involuntários.

Existem três tipos de categorias de lentes de contato baseadas no tempo de uso: Descartáveis de uso diário: Devem ser retiradas todas as noites antes de dormir, e devem ser usadas por no máximo 24 horas. Descartáveis de uso quinzenal: podem ser usadas diariamente e devem ser substituídas a cada quinze dias.

Posso tomar banho com minhas lentes de contato? Tomar banho com as lentes de contato não é recomendável, tanto do ponto de vista da sua saúde como da conservação das lentes de contato. Tomar banho portando as lentes de contato é um dos erros mais comuns pelos usuários de lente.

Sim, pode usar lentes de contato todo dia desde que seja prescrito pelo médico oftalmologista. O tempo que você pode usar lentes de contato depende do tipo de lente e se você tem problemas oculares, como olhos secos ou aumento da sensibilidade.

1- A lente de contato saiu do olho e caiu no chão
De acordo com especialistas, isso pode acontecer quando os olhos são muito ressecados e as lentes de contato não possuem a umidificação necessária para hidratar esses olhos.

Massaje o olho com cuidado
A forma correta é massajar suavemente em direção ao centro do olho para que a lente se mova para a córnea. Quando notares que já não está debaixo da pálpebra ou no canto do olho, procede à sua remoção com muito cuidado e atenção.

Se a lente sai do lugar, pode ser por não estar de acordo com a curvatura da sua córnea. Mas também pode ser outros motivos:- lente invertida, conjuntivite papilar gigante, bordas alteradas. Procure o seu oftalmologista quando for usar lentes de contato ou quando tiver alguma dúvida.

Depois perceba se ela tem um formato que lembra mais uma tigela ou um prato. 3) Se lembrar uma tigela, quer dizer, com as bordas arredondadas para dentro, ela está do lado certo. Se parecer mais um prato, com as bordas esticadas para fora, está errado e você vai sentir assim que colocar no olho.

É muito importante se atentar aos riscos de ficar muitas horas usando lentes de contato, pois o olho fica privado de oxigênio durante este período. Por isso, podem surgir algumas consequências sérias à sua visão, como úlceras na córnea e intolerância às lentes de contato.

Isso acontece porque a transmissão é feita de forma viral, ou seja, por tudo que pode conter gotículas de saliva, transmitidas pela fala, tosse, beijo ou espirro. Nesse período, oftalmologistas recomendam a suspensão do uso de lentes de contato. “A mucosa ocular é um dos meios de transmissão do vírus.