O que é pior chapinha ou escova secadora?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

De qualquer forma, mesmo que os dois utensílios possam agredir as madeixas, o secador ainda é menos agressivo do que a chapinha. A explicação pra isso é que o calor é muito mais distribuído nele do que na prancha, que concentra toda a alta temperatura nas placas em contato direto nas mechas.

“A escova secadora prejudica mais a fibra capilar porque, ao contrário do secador, que pode ser posicionado longe do cabelo, a placa de metal dela fica em contato direto com os fios”, elucida a médica.

Enquanto a chapinha apenas alisa os fios e dá brilho, algumas escovas rotativas são capazes de secar os cabelos enquanto os alisam. Porém, em ambos os casos o efeito passa após a transpiração do couro cabeludo, a chuva e qualquer outro tipo de contato com a água.

Principalmente no verão, a exposição excessiva ao sol, mar, piscina, aliada ao uso de secadores e chapinhas, pode ser a composição vilã para os cabelos. Além disso, o uso incorreto de prendedores, uma dieta carente em nutrientes e o estresse também podem influenciar.

Alguns dos cuidados estão na própria forma de usar a escova secadora. Apesar da ferramenta prometer secar o cabelo, não é indicado usar o produto com os fios encharcados, Então antes de usar retire o excesso de água com uma toalha. Outra dica é escovar as madeixas com delicadeza para não arrebentá-los.

Não é ideal usar a escova secadora todos os dias porque pode agredir muito o cabelo. Se possível, o recomendado pelos especialistas é o uso da secadora até quatro vezes por semana.

quatro vezes

Apesar da praticidade, não é recomendado usar a escova secadora diariamente. O ideal é usar, no máximo, quatro vezes por semana para não danificar os fios.

Se você está procurando uma chapinha que mantenha a temperatura estável para você alisar ou modelar o cabelo com tranquilidade, pode apostar na prancha de titânio.

Usar a toalha e a escova certas é truque fundamental
O mais indicado é apostar em uma toalha de microfibra, que absorve a água melhor e não provoca frizz. Também evite esfregar os fios, já que isso pode provocar a quebra. Além disso, dê preferência às escovas de cerdas finas.

Protetor térmico é indispensável para não danificar os fios
O produto irá proteger os fios da ação do calor e ainda funciona como um tratamento reparador, que além de blindar, restaura, nutre e ainda reduz o volume. Aplique o produto por todo o comprimento e depois seque os fios com a ajuda do secador.

Se você pretende manter os fios lisos esporadicamente, o chapinha já irá atender sua necessidade. Além disso, quem descolore e pinta os fios não deve investir em mais um tratamento (a progressiva) com o risco de danificar e até quebrar os cabelos.