Qual a escova que menos danifica o cabelo?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

As escovas que quebram menos o cabelo são aquelas com as cerdas mais macias e espaçadas umas das outras, como a escova de penteados, a escova raquete e a escova para desembaraçar.

Escova secadora x secador
No caso da escova secadora, se ela for usada em uma temperatura regular e sem tracionar muito os fios, ela é menos agressiva.

As escovas de nylon são perfeitas para desembaraçar, podendo ser usadas também para escovar com o secador. Mas se a intenção for de fato escovar, escolha escovas de nylon ionizadas ou antiestáticas, que reduzem o frizz. Os especialistas recomendam as cerdas de nylon para cabelos longos e lisos.

O que danifica mais o cabelo: secador ou escova secadora? Apesar de a gente achar que os dois itens danificam nosso cabelo da mesma forma, afinal, são fontes de calor, na verdade, a escova secadora consegue ser mais prejudicial.

Formato da escova
O ideal é optar por aquela que se encaixa melhor à anatomia e permite limpar todos os dentes. Escovas com cabeça pequena, arredondada ou triangular, por exemplo, conseguem atingir áreas mais difíceis da boca.

O que danifica os fios é o excesso de intervenções com produtos químicos, sem que o cabelo esteja preparado para isso, ou seja, nutrido e hidratado. A repetição de tratamentos químicos em pouco tempo pode sim danificar os fios. Cabelos ressecados, porosos e danificados significam a mesma coisa.

“A escova secadora dá um feito mais natural, com mais movimento, e danifica menos o cabelo, enquanto a prancha deixa o cabelo mais chapado.”

As escovas com cerdas naturais são mais macias e também ajudam a distribuir melhor os óleos naturais dos seus cabelos em comparação com as escovas com cerdas sintéticas, o que reduz o frizz.

Promove a penteabilidade e o desembaraço dos fios de forma eficaz e sem dor. O seu design ergonômico e moderno aliado às suas cerdas flexíveis, macias e firmes não puxam, massageiam o couro cabeludo e não quebram os fios. É indicada para todos os tipos de cabelos, até os mais finos, difíceis e frágeis.

Para que serve a escova de polvo? Ela tem esse nome devido ao aspecto separado das fileiras de cerdas, lembrando um molusco marinho, e serve para desembaraçar os cabelos. O produto é usado, principalmente, por pessoas com madeixas crespas e cacheadas, ajudando a finalizar o penteado em menos tempo.

Muitos especialistas indicam duas alternativas na hora de secar os cabelos: opte por toalhas de microfibra ou folhas de papel toalha - sim, o mesmo utilizado na cozinha! Se você não possui uma toalha de microfibra, também pode usar uma camisa de algodão para retirar a umidade dos cabelos com a técnica do plopping.

“Com uma boa terapia capilar, higienização, hidratação e uso de protetor térmico, podemos utilizar tanto a escova quanto o secador sem problemas. Só devemos evitar o uso diário, pois quanto maior a exposição, maior o dano”, concluem as médicas.

não é recomendável para você fazer o uso diário.

Na dúvida entre pentes e escovas, a diferença é simples e clara: pentes são ideais para desembaraçar e dividir os fios. Também auxiliam nos cortes e finalizam penteados. Já as cerdas das escovas trabalham também o couro cabeludo, além de trabalhar toda a extensão dos fios.

Não precisa deixar a escova ficar esbodegada para comprar outra. Ela deve ser trocada a cada seis para garantir a saúde do couro cabeludo.

A escova raquete pode ser usada em todos os tipos de cabelo e ajuda a distribuir a oleosidade natural dos fios, trazendo brilho e reduzindo o frizz.