Pode usar escova secadora sem protetor térmico?
O vento que sai da escova secadora passa muito próximo dos fios. Por isso, o uso de um protetor térmico é indispensável para não correr o risco da secagem danificar seu cabelo.
O que acontece com o cabelo se não usar protetor térmico
O protetor térmico é indispensável na rotina de cuidados com o cabelo, principalmente se você é adepta de secador, chapinha ou difusor. As ferramentas podem deixar os fios ressecados e quebradiços e é justamente aí que entra o produto: reduzindo os danos do calor para a fibra capilar.
O que passar no cabelo antes de usar a escova secadora
Logo, se o intuito for preservar a saúde capilar, o protetor térmico deve ser utilizado antes de qualquer ferramenta de calor. Inclusive a escova secadora.
Como usar a escova secadora sem danificar o cabelo
Alguns dos cuidados estão na própria forma de usar a escova secadora. Apesar da ferramenta prometer secar o cabelo, não é indicado usar o produto com os fios encharcados, Então antes de usar retire o excesso de água com uma toalha. Outra dica é escovar as madeixas com delicadeza para não arrebentá-los.
Porque não pode secar o cabelo com escova secadora
Escova secadora x secador
“O problema de quem faz escova com o secador é usar a sua temperatura mais alta, encostando no fio, e demorar para manipular o cabelo, o que pode partir o fio na hora de modelar, por exemplo”, conta.
É necessário usar protetor térmico no cabelo
Muita gente esquece dele, mas o protetor térmico é um produto indispensável nos cuidados com o cabelo. Ele é útil não só para ama uma chapinha, babyliss ou escova, mas para todas que deixarão o cabelo em contato com o sol ou o calor.
O que acontece se usar chapinha sem protetor térmico
Em temperaturas mais extremas, entre 233º C e 451º C, a queratina derrete, destruindo a textura natural dos cabelos. Embora as ferramentas de cabelo não atinjam essas temperaturas, é importante lembrar que o uso prolongado sem protetor térmico pode causar danos a longo prazo.
Como o cabelo deve estar para usar a escova secadora
Para usar a escova secadora é preciso que o cabelo esteja limpo e molhado. Por isso, a dica é lavar os fios antes de usar. Se possível, faça uma hidratação para potencializar o resultado da escova secadora.
Qual o jeito certo de usar a escova secadora
Saiba como usar uma escova secadora corretamente
- Lave os fios corretamente. ...
- Passe um protetor térmico. ...
- Deixe os fios desembaraçados. ...
- Separe o cabelo em partes. ...
- Coloque a escova na raiz e leve até as pontas. ...
- Deslize devagar pelas mechas. ...
- Finalize a secagem.
Como proteger o cabelo da escova secadora
O protetor térmico é o produto perfeito para envolver seus fios antes de usar a escova secadora. A grande vantagem é que ele não é um produto espesso, ou seja, não pesa no seu cabelo, além de diminuir também o frizz após a secagem dos fios.
O que estraga menos o cabelo chapinha ou escova secadora
Já a chapinha pode ter um efeito parecido em fios mais finos, mas Eron Araújo conta que existem diferenças. “A escova secadora dá um feito mais natural, com mais movimento, e danifica menos o cabelo, enquanto a prancha deixa o cabelo mais chapado.”
O que danifica menos o cabelo chapinha ou escova secadora
O secador, por exemplo, deve ser manuseado sem encostar diretamente nos fios, enquanto a prancha nunca pode ser usada no cabelo molhado. De qualquer forma, mesmo que os dois utensílios possam agredir as madeixas, o secador ainda é menos agressivo do que a chapinha.
Quantas vezes por semana posso usar escova secadora
No entanto, apesar da facilidade, é preciso saber se é possível usar escova secadora todos os dias para não agredir os fios. O hair stylist Luiz Cintra entende quem usa esse aparelho todo dia, mas não recomenda: “o ideal é usar, no máximo, umas quatro vezes por semana”.
Faz mal usar escova secadora todo dia
“Com uma boa terapia capilar, higienização, hidratação e uso de protetor térmico, podemos utilizar tanto a escova quanto o secador sem problemas. Só devemos evitar o uso diário, pois quanto maior a exposição, maior o dano”, concluem as médicas.