Porque não pode demitir na Sexta-feira?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Ao demitir um colaborador na sexta-feira, a empresa pode não conseguir fornecer o suporte necessário para que ele lide com as questões decorrentes da demissão.

Podemos demitir as pessoas com quais contamos a qualquer dia da semana. Costuma-se desligar na sexta-feira esperando-se com isto um eventual impacto menor na área de influência do colaborador, dado que existe um intervalo de fim de semana que ajudaria na assimilação da novidade quase sempre impactante.

O empregador pode, sim, demitir durante o período de experiência. Ou seja, o colaborador pode ser desligado antes do término dos 90 dias. Porém, o Departamento Pessoal deve ter atenção a qual tipo de rescisão deve aplicar, pois, dependendo da escolha, a empresa poderá arcar com uma indenização.

#1 Melhor data para demitir
Demitir alguém na sexta feira, no último horário, demonstra pouca sensibilidade e empatia, já que final de semana é momento de descanso, lazer, prazer e descontração. Ao demitir alguém na sexta você arruína o final de semana do profissional.

De acordo com as diretrizes da categoria, o funcionário não pode ser demitido nos 30 dias que antecedem a data base da convenção coletiva.

Não há restrição a qualquer dia da semana para a dispensa de funcionário, desde que haja expediente nesse dia e o início do aviso não precisa recair em dia útil.

Se a rescisão for por pedido de demissão, ou por iniciativa da empresa, e o colaborador trabalhou até o dia anterior ao descanso semanal remunerado, ou até sexta-feira e o sábado for compensado é devido o pagamento do DSR indenizado.

Empresa não pode demitir um mês antes da data-base A categoria dos químicos entra em mais uma campanha salarial e é importante os trabalhadores ficarem atentos para a legislação que pune as empresas que demitirem 30 dias antes da data-base, que é 1º de novembro.

Não há problema em dispensar o trabalhador em dia de sábado, ou mesmo no domingo ou feriado, desde que este dia seja dia de trabalho do funcionário. Lembrando que o aviso começa a contar no dia imediatamente seguinte, mesmo que recaia em dia de folga ou feriado.

Destaque pontos positivos da atuação da pessoa demitida e, depois, fale claramente as razões da dispensa. Cuidado para não aparentar indiferença ou fazer qualquer tipo de comparação. Pergunte se o colaborador tem alguma coisa a dizer para você também. Diga que receber o feedback dela é igualmente importante!