Porque não pode congelar carne descongelada?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Isso porque, quando descongelada, a comida pode ser contaminada e, durante o processo, bactérias tendem a se reproduzir mais rapidamente.

Se voltar a congelar, vão ocorrer mais rompimentos e ficará ainda mais seco e insípido. Segundo, porque ao descongelar algumas bactérias patogênicas podem se reproduzir mais rapidamente e atuar com mais voracidade quando encontrarem esses tecidos já rompidos. Por isso se recomenda cozinhar imediatamente.

Logo, o processo de descongelar e congelar novamente a carne promove uma alta no número dos microrganismos, que pode resultar em índices potencialmente perigosos e inadequados para o consumo, e que nem o calor ao cozinhar a carne seja suficiente para eliminá-los ou reduzi-los a quantidades seguras.

Mas, existe outro problema ainda mais sério que é você acabar tendo um alimento contaminado, afinal a parte externa do alimento que foi resfriada irá estar na temperatura ideal para a proliferação de micro-organismos e ao congelar novamente você acaba tendo um alimento contaminado.

Portanto, é recomendável evitar descongelar e recongelar a carne várias vezes, a fim de manter sua textura e sabor.

Recomenda-se não descongelar e congelar novamente, embora seja possível com as peças descongeladas lentamente na geladeira. Inclusive, quando completamente descongeladas, as carnes podem ficar sob refrigeração por até 24 horas.

Verifique o termostato:
Um termostato em temperatura muito baixa quando há pouca coisa armazenada no refrigerador pode congelar o que está dentro dela, principalmente nas prateleiras superiores. Pode ser também que o termostato esteja com defeito, já que ele controla quando o motor da geladeira para de gelar.

Uma bolsa térmica sempre é bem vinda. Nossas carnes resfriadas após serem manipuladas (desossadas, limpas, fatiadas) têm 3 dias de validade. Portanto, como todos os dias estamos com cortes novos, indicamos ao consumidor utilizar dentro desse período após a compra.

24 horas

E não se esqueça, depois de descongelada a carne deve ser consumida em até 24 horas, e não deve ser congelada novamente, apenas se tiver sido assada.

Cheiro – Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.