Porque é importante calcular o ROI?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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ROI é a é a sigla em inglês para Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento). Essa métrica é usada para saber quanto a empresa ganhou com os investimentos feitos, principalmente na área de Marketing. A fórmula para calcular o ROI é (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos.

Por que calcular o ROI do marketing? Calcular o ROI do marketing é importante para demonstrar que vale a pena manter um time de marketing, seja ele interno ou externo. Também ajuda a medir a efetividade das estratégias de marketing, auxiliando a tomar decisões.

Como o ROI avalia o quanto determinado investimento retornou, um ROI ideal é sempre igual ou maior do que 1, que significa 100%. Isso porque, se o ROI for menor do que 100%, quer dizer que você receberá menos do que o montante investido.

Basicamente é preciso entender que, quando o resultado da fórmula do ROI for positivo, ou seja, acima de zero, indica que não houve prejuízo em relação ao investimento. Por outro lado, se o resultado da fórmula do ROI for menor que zero, indica que o valor investido foi maior do que sua receita.

Por sua vez, a fórmula do ROI é bastante conhecida: ROI = [(receita - custo) / custo] x 100.

O resultado do ROI é uma porcentagem. Quando for igual a 100%, indica que você tem um lucro de R$ 1 a cada R$ 1 gasto. Se ficar abaixo de 100%, você recebe menos do que o montante investido. Portanto, o ideal é ficar acima de 100%.

5 dicas para saber se vale mesmo a pena investir em um negócio

  1. Analise o mercado antes de investir em um negócio.
  2. Observe sua área de atuação.
  3. Considere a concorrência.
  4. Tenha em mente sua personalidade.
  5. Saiba de quanto será o investimento.

Sobre o resultado, é simples: Quanto maior o ROI, maior será o retorno sobre o investimento e melhor será o indicador de que seu investimento é sólido.

Em termos simples, é quanto dinheiro você ganhou em relação ao que gastou. Seu valor é expresso como uma porcentagem ou um número, e um ROI positivo significa que você obteve lucro. Já um ROI negativo indica que sua estratégia está gerando prejuízo.

Como aumentar ROI de suas campanhas: dicas simples e práticas

  1. Saiba quem é mais importante em sua campanha – e dê a eles o valor certo.
  2. Explore as redes sociais para um ROI elevado.
  3. Colete mais e melhores dados.
  4. Conclusão: aumentar o ROI de suas campanhas requer um olhar técnico.

Trata-se de um indicador que demonstra o tempo necessário para recuperar o dinheiro investido em algum tipo de aplicação ou negócio.

Enquanto o ROE é utilizado para medir a capacidade de uma empresa ser lucrativa utilizando como base seus lucros e patrimônios líquidos, o ROI é uma métrica que identifica o retorno sobre o investimento, seja de ganho ou de perda.