Como calcular o tempo de retorno do investimento?

Perguntado por: umelo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Para calcular o prazo de retorno do investimento, basta dividir o capital investido pelo retorno positivo esperado pelo novo investimento. Veja um exemplo: um negócio investe R$ 50 mil em uma nova máquina, capaz de aumentar as vendas em R$ 20 mil por ano. O prazo de retorno do investimento será de 2,5 anos.

ROI é a é a sigla em inglês para Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento). Essa métrica é usada para saber quanto a empresa ganhou com os investimentos feitos, principalmente na área de Marketing. A fórmula para calcular o ROI é (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos.

A fórmula de como calcular o prazo de retorno de investimento em si é bem simples: basta que você divida o investimento total que você pretende fazer pelo valor que você espera ganhar por período (geralmente para se ter uma visão geral é melhor que esse período seja de pelo menos 6 meses).

Quanto ao prazo de retorno do investimento, esse consiste no tempo que o empresário levará para ganhar, no mínimo, o valor investido. Em resumo: o PRI mostra quanto tempo irá demorar para que um investimento “se pague”.

Como calcular a TIR

  1. Digitar o investimento inicial → CHS → g → CFo;
  2. Digitar cada valor do fluxo de caixa → g → CFj;
  3. Se algum fluxo de caixa se repete, basta selecionar a quantidade dessa repetição → g → Nj;
  4. Ao final descobrimos o valor da TIR pressionando f → IRR.

Exemplo de cálculo
Ao final de um ano, esse produto teve um faturamento de $260.000,00. Agora basta aplicar a fórmula para encontrar o ROI. ROI = $((260.000,00 – $200.000,00) / $200.000,00) x 100 = 30%. Isso significa que o retorno sobre o investimento para desenvolver o produto foi de 30%.

O cálculo da TIR no Excel é feito adicionando todos os fluxos de caixa de um investimento, com o valor inicial investido sendo negativo e todo o retorno previsto. A TIR é obtida quando digitamos em uma linha em branco "=TIR" selecionando os espaços onde se encontram as entradas e saídas de dinheiro do investimento.

De um modo geral, os temperos caseiros duram uma semana na geladeira e cerca de três meses quando congelados. A precificação deve levar em consideração os gastos: anote todo o valor gasto em cada ingrediente, nas embalagens, nos rótulos e até mesmo com as divulgações pagas. Faça a soma de tudo e multiplique por três.

Quais os principais indicadores de rentabilidade? Há três indicadores de rentabilidade principais que devem ser aplicados por qualquer negócio: ROE, ROI e ROA. Eles são de cálculo simples, mas essenciais para estudar a saúde financeira.

Para calcular o ROI de um investimento é preciso subtrair o ganho obtido pelo valor que foi investido. Depois, divide-se este resultado pelo valor investido. Vale lembrar que, para que o resultado do cálculo seja o mais preciso possível, é necessário incluir na conta todo o valor investido e toda a despesa.

O rendimento é o valor que o investidor receberá como retorno sobre o investimento. Já a rentabilidade é um percentual de quanto seu investimento terá de retorno. Mas afinal, rentabilidade é o mesmo que rendimento? Vamos entender como ficar atento na hora de decidir se um investimento tem ou não boa rentabilidade.

Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável. Caso seja maior que 13,1% o mesmo deverá ser rejeitado.