Quais os tipos de propaganda marketing?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Propagandas: conheça os principais tipos e como converter mais

  • Quais são os principais tipos de propaganda? ...
  • Propagandas comerciais. ...
  • Propagandas institucionais. ...
  • Propagandas governamentais. ...
  • Campanhas promocionais. ...
  • Campanhas de lançamento. ...
  • Campanhas de sustentação. ...
  • Campanhas de oportunidade.

Existem, basicamente, três formas de propaganda, e dentro delas, algumas formas de publicidade. Pois, publicidade e propaganda são coisas diferentes, ainda que interligadas.

Ao contrário da propaganda persuasiva, que visa persuadir o público-alvo a tomar uma ação, a propaganda informativa busca educar e informar o público sobre as características e benefícios de um produto ou serviço.

A propaganda utiliza um conjunto de ações e estratégias combinadas com fins ideológicos, políticos, emocionais e instintivos para influenciar o seu receptor. Os meios onde este conjunto pode ser utilizado são os comerciais, revistas, jornais, cartazes, entre outros.

  • 1 – Publicidade de serviços. A publicidade de serviços é a estratégia de comunicar e promover a prestação de um serviço por uma empresa. ...
  • 2 – Publicidade Comparativa. ...
  • 3 – Publicidade de produto. ...
  • 4Publicidade de Promoção.

Entre elas, podemos destacar as institucionais, comerciais e governamentais. Neste conteúdo, mostraremos um pouco mais sobre as categorias de propaganda e como elas podem se materializar em campanhas publicitárias. Você vai identificar com quais tipos seus projetos e ofertas mais podem se encaixar.

As partes de um anúncio: 1- Texto não verbal: imagem que tenha relação com o anúncio; 2- Título: uma frase de efeito; 3- Texto publicitário: texto verbal que dá informações sobre o produto; 4- Logotipo: desenho que simboliza a marca do produto; 5- Slogan: frase que resume a imagem que o publicitário deseja firmar no ...

A propaganda utiliza estratégias de persuasão para fins ideológicos. Ela visa difundir informações que, geramente, são pagas, induzindo pessoas à aquisição do anunciado.

Refere-se a criação de estratégias de marketing que promovam a divulgação de um produto, serviço, ideia ou marca, por meio de anúncios, a fim de atingir um público-alvo e incentivá-lo a efetivar uma ação. Esta ação pode ser uma compra ou o desejo de adquirir algo, por exemplo.

As melhores propagandas são aqueles que, além de criativas, transmitem algo valioso para quem as vê, podendo ser, por exemplo, uma mensagem de esperança, de mudança ou de reflexão. Essas são as que ficam fixadas por mais tempo na cabeça das pessoas.