Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda e comunicação social?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 11 votos

A verdade é que os dois possuem uma relação direta. A Publicidade é, sobretudo, uma forma de comunicação que possui um objetivo final que é promover algum produto ou serviço ao público, e a propaganda é a forma de transmitir essa informação/ideias que podem ser comerciais, políticas e sociais.

O curso de Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda busca desenvolver no aluno a capacidade criativa para perceber, gerir, realizar e refletir sobre ações estratégicas para a efetivação do processo de comunicação.

Apesar de caminharem juntos, esses conceitos da comunicação possuem significados e aplicações distintas. Enquanto a Publicidade tem o foco na comunicação comercial, com o objetivo de vender um produto ou serviço, a Propaganda tem o foco mais ideológico, para vender uma ideia. Você tem interesse no assunto?

Quem faz a faculdade de Publicidade e Propaganda se torna um profissional responsável por promover produtos e serviços de acordo com o perfil de seu público-alvo. Após levantar os dados necessários, como faixa etária, poder aquisitivo e hábitos de consumo, ele desenvolve uma campanha de comunicação.

Desenvolve canais de comunicação com os clientes, organiza eventos para divulgação da marca, realiza pesquisas de opinião e atua em projetos sociais da organização. Além de representar empresas, um profissional da área de Relações Públicas pode trabalhar para pessoas físicas, como políticos, atletas ou artistas.

A comunicação social abarca processos de informação, persuasão e entretenimento de indivíduos e grupos. Os meios de comunicação social são objetos de estudo da comunicação social e consistem em sistemas mecânicos de emissão e transmissão de mensagens para um público vasto, disperso e heterogêneo.

Profissão Comunicólogo: salário e carreira na área de COMUNICAÇÃO SOCIAL

PORTE DA EMPRESASALÁRIO MÉDIO
TraineeSenior
Grande EmpresaR$ 1.815,42R$ 3.545,74
Média EmpresaR$ 1.396,47R$ 2.727,49
Pequena EmpresaR$ 1.074,21R$ 2.098,06

322), “Comunicação não é somente transmissão, mas também recepção e resposta”. Na propaganda a comunicação é pré-requisito e não objetivo. A propaganda busca na comunicação social a forma de comunicar.

4 anos

Tanto no formato bacharelado quanto na habilitação da Comunicação Social, a duração do curso de Publicidade e Propaganda é de cerca de 4 anos.

Chamamos de comunicólogos os profissionais bacharéis em Comunicação Social, independente de sua habilitação. Sendo assim, o jornalista que fez o curso de Comunicação Social – Jornalismo, é também um comunicólogo.

Os profissionais de comunicação social trabalham em diferentes campos, como publicidade, relações públicas, jornalismo, marketing, produção audiovisual e design gráfico.

O que faz um Publicitário? O publicitário trabalha fortalecendo a imagem de marcas e empresas, criando campanhas e peças publicitárias que promovam produtos e serviços vendidos, além de comunicar ideias e projetos ao público.