Qual o benefício do Endomarketing?

Perguntado por: lferrari . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Além disso, um dos benefícios do endomarketing é que ele ajuda a reter talentos e a fidelizar os profissionais à empresa, combatendo um dos maiores gargalos que as organizações modernas têm enfrentado: a perda de talentos para a concorrência.

Agora, vamos discorrer sobre os 7 principais benefícios dessa estratégia, veja abaixo!

  1. Aumenta a motivação e o engajamento. ...
  2. Estimula a produtividade. ...
  3. Diminui a rotatividade. ...
  4. Promove a lealdade à empresa. ...
  5. Melhora o clima organizacional. ...
  6. Estimula uma cultura de inovação. ...
  7. Transforma os funcionários em canais para o cliente.

Endomarketing é o conjunto de ações e estratégias de marketing destinadas a melhorar o relacionamento interno e garantir o bem-estar dos colaboradores da empresa, a fim de envolvê-los no negócio para gerar mais motivação, melhorar a produtividade e, como resultado final, conquistar mais clientes satisfeitos.”

O endomarketing é fundamental para manter os colaboradores motivados, envolvidos com o trabalho e dispostos a se dedicar à empresa. Assim como as organizações precisam atrair e conquistar consumidores, também é fundamental provar seu valor aos colaboradores e transformá-los em promotores da marca.

As ações de endomarketing nas empresas tem como objetivo aumentar a satisfação e engajamento dos colaboradores com a organização. Essas ações ajudam a melhorar a cultura organizacional, reduzir o turnover e otimizar os resultados da empresa.

O endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para o público interno de uma empresa, ou seja, para os seus colaboradores. Trata-se de um conjunto de ações e práticas cujo objetivo é engajar, motivar e alinhar os funcionários em relação aos objetivos, valores e cultura da organização.

O que é endomarketing e como implementar em sua empresa!

  1. Ouça os colaboradores.
  2. Faça pesquisas de satisfação com os colaboradores.
  3. Implemente benefícios.
  4. Integre as pessoas.
  5. Melhore a comunicação interna.
  6. Treine e capacite seus colaboradores.

Endomarketing não é o mesmo que Comunicação Interna. É um processo gerencial, cíclico e continuado, formado por um composto de 4 variáveis: a Empresa (o que entregamos aos colaboradores), o Ambiente (tangível e intangível), o Trabalho (a moeda de troca do colaborador), e por fim a Comunicação.

Esse modelo é adotado por grandes empresas como Citibank, Google, Apple e Best Buy, mas não de maneira espaçada e pontual.

Assim, o endomarketing tem o caráter de integrar as diferentes áreas da organização direcionando os objetivos à satisfação do cliente. Quando o marketing interno é bem feito, o marketing externo torna-se mais abrangente. Para isso, basta ouvir o que os funcionários têm a falar das empresas onde trabalham.

A estratégia de endomarketing está relacionada à motivação e engajamento dos colaboradores, sendo assim, tem como objetivo fazer com que o funcionário “vista a camisa” da empresa, gerando um sentimento de pertencimento e orgulho de fazer parte da equipe.

São dois os setores responsáveis pelo marketing interno e endomarketing: o de comunicação e o de Recursos Humanos. É muito importante que eles trabalhem em conjunto, sejam próximos, mantenham uma boa comunicação e alinhamento de todas as ações pensadas, para que essas duas práticas funcionem da melhor forma.