Quais são os diversos tipos de spam?

Perguntado por: ecampos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Os tipos de spam identificados até o momento são correntes, boatos, lendas urbanas, propagandas, ameaças, pornografia, códigos maliciosos, fraudes e golpes, spIM (spam via Instant Messenger), spam via redes sociais e spit (spam over internet telephony).

Spam são conteúdos enviados pelo remetente sem o consentimento do destinatário. Associados principalmente com e-mails – mas hoje também uma realidade em redes sociais, esses materiais consistem em mensagens de propaganda de bens e serviços, mas podem envolver práticas de phishing, usadas por criminosos.

Se você não pediu pra receber é Spam, principalmente quando é enviada mais de uma mensagem para a sua conta de e-mail. Como informado, não precisa ser uma propaganda pra ser Spam. Qualquer mensagem não solicitada que você receber pode ser classificada como Spam.

São características de spam os e-mails contendo: textos pedindo ajuda financeira, contando histórias assustadoras, pedindo para que sejam enviados "a todos que você ama" ou, ainda, ameaçando que algo acontecerá caso não seja repassado a um determinado número de pessoas.

Na maioria dos casos, a mensagem de SPAM promove algum produto ou serviço. Mas, em outras situações, ele tem o objetivo simplesmente de difundir histórias falsas, conhecidas como “hoax” ou conseguir os dados financeiros e pessoais dos usuários. Além disso, o SPAM é enviado para uma quantidade muito grande de pessoas.

Spam é o equivalente eletrônico da 'correspondência indesejada' que chega na porta de sua casa ou em sua caixa postal. No entanto, o spam não é apenas incômodo. Ele pode ser perigoso, principalmente se fizer parte de um golpe de phishing.

SPAM é a prática que consiste em utilizar meios eletrônicos para enviar mensagens que não foram solicitadas. Em geral, o objetivo do SPAM é fazer propaganda de produtos e serviços, mas também aplicar golpes, disseminar boatos e espalhar softwares maliciosos. Seu nome é baseado em um esquete do Monty Python.

Todo o tipo de mensagem enviada em massa e sem a solicitação prévia dos destinatários é considerada SPAM.

Abra um e-mail do remetente de quem você não quer receber mensagens. Ao lado do nome do remetente, clique em Cancelar inscrição ou Alterar preferências. Se você não encontrar essas opções, siga as etapas acima para bloquear o remetente ou marcar a mensagem como spam.

Os spams são mensagens com propagandas e ofertas de serviços que nem sempre o destinatário está interessado em adquirir. O Brasil é líder mundial de spam por ligação telefônica e a quantidade de conteúdo assim não para de crescer, inclusive em forma de SMS.

De forma geral, phishing é o roubo de dados que uma pessoa usa na internet, enquanto spam se refere a materiais publicitários enviados em massa, contendo links que dão origem ao golpe de phishing. No spam, grande parte do conteúdo tem interesse puramente comercial.

Os vírus, por outro lado, exigiram a interação do usuário para se proteger e infectar um sistema. Spam são e-mails não solicitados enviados em massa com a intenção de anunciar ou phishing para obter informações.

Quando a mensagem é apenas indesejada, como uma propaganda que o usuário não quer mais receber, abrir um spam é inofensivo. No entanto, no caso de ameaças digitais, como phishing, abrir um comunicado no lixo eletrônico e clicar em um link, por exemplo, pode comprometer até mesmo a segurança dos seus dados.

Embora seja uma prática originalmente comercial — com o objetivo de persuadir pessoas a adquirir determinado produto ou serviço —, infelizmente, o spam também é utilizado para disseminação de golpes, fake news, malwares e difamação.

Lixo eletrônico é spam, que é uma mensagem não solicitada e universalmente indesejada (quando identificada corretamente). O EOP rejeita o spam com base na reputação do servidor de email de origem. Se uma mensagem passar na inspeção de IP de origem, ela continuará por meio da filtragem de spam.

Você não precisa se preocupar com e-mails antigos que estejam na Lixeira ou na pasta de Spam. Eles não consumem muito do espaço em disco pois todas as mensagens com mais de 30 dias que estiverem nestas caixas são automaticamente deletadas.