O que é um texto publicitário?

Perguntado por: enascimento . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Um texto publicitário nada mais é do que uma comunicação com o objetivo de fazer o anúncio de alguma coisa. Podem ser as ofertas de um e-commerce ou as datas para vacinação em uma cidade.

Os textos publicitários são aqueles que têm o objetivo de anunciar alguma coisa, fazer com que uma informação torne-se pública, desde uma campanha de vacinação até os anúncios de produtos e/ou prestação de serviços.

O Texto Publicitário um tipo de texto veiculado em campanhas publicitárias e podem ser textos de natureza escrita, oral e visual. Eles estão presentes no nosso cotidiano e possuem o intuito principal de convencer o leitor para a compra de produtos e/ou serviços.

A principal função dos textos publicitários é estimular o leitor a consumir um produto ou a aderir a um novo comportamento.

A estrutura básica do texto publicitário engloba cinco componentes essenciais: imagem, título, texto, assinatura e slogan. Cada um desempenha um papel fundamental na atração da atenção e no despertar do interesse do público-alvo. Imagem: é um elemento visual importante para a primeira impressão do público.

Entre as principais características do anúncio publicitário, destaca-se a intenção de venda de um serviço, bem ou produto. O consumidor precisa conhecer a marca e o produto antes de fazer a compra, e o anúncio publicitário é o meio onde isso acontece.

Características da Linguagem Publicitária
Linguagem dinâmica, coloquial, direta, simples e acessível. Intertextualidade (relação com outros textos) e humor. Recursos visuais, sonoros e interativos. Linguagem retórica, apelativa e persuasiva.

Características do texto publicitário
Para atrair a atenção do leitor, o texto publicitário costuma conter figuras de linguagem como metáforas, metonímias, antonímia (antítese), etc. Além disso, existem alguns efeitos que são usados para causar emoções nos leitores.

O anúncio publicitário é um texto persuasivo, de linguagem de direta, que utiliza recursos criativos para conquistar seu público. Ele pode ser dividido em verbal, não verbal e misto. Sua estrutura consiste em: título, corpo do texto e convite à ação.

A linguagem da publicidade usa ambiguidades, omite, exagera, brinca, usa metáforas e expressões de duplo sentido. Pode também conquistar usando a musicalidade, o ritmo e recursos sonoros, como rimas e assonâncias. O uso dos recursos da língua é essencial para a publicidade atingir seus objetivos.

Na agência, o profissional responsável por produzir ótimos textos para ações publicitárias e de marketing é o redator publicitário. Ou seja, aqueles títulos criativos, blogposts e e-mails que prendem sua atenção são produto do trabalho dos redatores.

A Publicidade utiliza os canais de entretenimento para tornar público um produto ou serviço, com o objetivo de vendê-lo. Já a Propaganda tem o objetivo de informar, alertar e fazer refletir, sem ter, necessariamente, fins lucrativos.

Estrutura Discursiva Narrativa; Conflito; Narrador; Experiência comunicável; Redação Publicitária.

As propagandas são gêneros textuais discursivos persuasivos elaborados para influenciar a opinião do leitor e persuadi-lo, ou convencê-lo, da necessidade de obter determinado serviço ou produto ou ainda de adotar uma ideia.

Publicidade é a estratégia de marketing que envolve a compra de espaço em um veículo de mídia para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo da empresa e incentivá-lo a comprar.