Como fazer um formulário de satisfação do cliente?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Alguns pontos a serem considerados ao criar pesquisas de satisfação do cliente

  1. Mantenha o formulário o mais simples e envolvente possível. ...
  2. Faça perguntas deliberadas para especificar os problemas. ...
  3. Certifique-se de ter um design profissional. ...
  4. Decida quais métricas usar.

Quais são os 7 métodos mais utilizados pra isso?

  • Net Promoter Score (NPS) O NPS é uma das metodologias mais usadas pra medir a satisfação geral do cliente, porque o processo é simplificado e confiável. ...
  • Customer Effort Score (CES) ...
  • Customer Satisfaction Score (CSAT) ...
  • Questionários. ...
  • Avaliações online. ...
  • SMS. ...
  • Ferramentas.

Entre os tipos de pesquisa de satisfação que você pode aplicar aos seus clientes estão:

  • Net Promoter Score℠ (NPS)
  • Customer Satisfaction Score (CSAT)
  • Customer Effort Score (CES)
  • Pesquisas de satisfação sobre a sua empresa, serviços e/ou produtos oferecidos: Escala Likert. Múltipla escolha. Escala de diferencial semântico.

A pesquisa de satisfação também pode abordar separadamente vários itens que envolvem a compra de um produto. Atendimento, embalagem, preço, forma de pagamento e entrega são os principais.

O que é pesquisa de satisfação? Uma pesquisa de satisfação é um questionário que pode ter perguntas qualitativas ou quantitativas, sempre buscando entender a percepção dos consumidores sobre a qualidade dos seus produtos, serviços, atendimento ou outros aspectos da empresa.

  1. Defina os objetivos da sua pesquisa. Neste caso, o objetivo, evidentemente, é avaliar a qualidade do atendimento. ...
  2. Escolha qual tipo de pesquisa será aplicada. ...
  3. Crie as perguntas que serão aplicadas. ...
  4. Escolha por qual canal de contato a pesquisa de satisfação será feita. ...
  5. Recolha as avaliações e mensure os resultados.

Essa pesquisa procura identificar os aspectos que o cliente considera satisfatório e permite identificar pontos fracos e fortes do atendimento oferecido.

Dentre as ferramentas que podem ser usadas para medir a satisfação do cliente estão:

  • NPS. O Net Promoter Score é uma das ferramentas mais conhecidas para pesquisa de satisfação. ...
  • Customer Satisfaction Score. ...
  • Customer Effort Score. ...
  • Customer Health Score. ...
  • Medidor de insatisfação.

Pesquisa de satisfação de clientes
As formas para isso são várias, você pode conversar com ele na entrada da sua loja, na hora em que ele pede a conta do seu restaurante, mandar email com um questionário ou mesmo ligar para saber o que achou dos seus préstimos.

Seja objetivo e use uma linguagem direta. O entrevistado precisa entender exatamente o que você perguntou. Qualquer ruído que possa haver entre a leitura da pergunta e a ação de resposta prejudica o entendimento e impacta no que é relatado.

Perguntas para identificar a necessidade do cliente

  • O que você pode me dizer sobre a sua organização e sobre você mesmo? ...
  • O que você gosta na sua tarefa atual? ...
  • O que você não gosta na sua posição atual? ...
  • O que você gostaria de mudar? ...
  • Quais outras opções estão sendo consideradas por você?

Indicadores de satisfação do cliente são métricas utilizadas para mensurar quanto o consumidor está satisfeito com o relacionamento que mantém com a sua empresa. Os seus resultados ajudam a identificar pontos de melhoria que levam à entrega de experiências melhores aos clientes e, por consequência, à sua fidelização.

Tipos de pesquisa de satisfação. Para entender o índice de satisfação dos seus clientes, o ideal é partir de pesquisas mais simples, como os modelos NPS, e ir se aprofundando em outros tipos de pesquisas mais complexas, que incluem também questões comportamentais.

Confira: 1) “Prezado [nome do cliente], sua opinião é muito valiosa para nós! Por isso, gostaríamos de saber como foi sua experiência com nossos produtos/serviços e como podemos melhorar para atender ainda melhor suas necessidades. Por favor, tire alguns minutos para responder a nossa pesquisa de feedback.

Exemplos de perguntas para pesquisa de satisfação do cliente. Na hora de desenvolver um questionário, as perguntas podem ser abertas ou de múltipla escolha. É importante não se estender demais e fazer, no máximo, 10 perguntas.