Como a Netflix usa o Design Thinking?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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A Netflix também é adepta do design thinking, e não é por acaso. A imersão nos dados e informações sobre o público e padrões de audiência permite que eles desenvolvam um conteúdo personalizado. Este é um dos motivos para tanto sucesso da então considerada maior gigante do streaming.

O Design Thinking é utilizado para criar uma experiência do usuário aprimorada em seu serviço. A empresa coloca o usuário no centro do processo de design e se esforça para entender suas necessidades e desejos, criando soluções que atendam às suas expectativas.

7 exemplos de design thinking que são lições de inovação

  1. Natura. Reprodução/Natura. ...
  2. Havaianas. Divulgação/Havaianas. ...
  3. UberEats. Lançado em 2016, o UberEats é um exemplo de design thinking dentro da gigante da mobilidade. ...
  4. Ambev. Reprodução/Tônica Antarctica. ...
  5. Totvs. ...
  6. Samsung. ...
  7. GE Healthcare.

Ela é cada vez mais utilizada por empresas que desejam aperfeiçoar seus serviços de forma simples, ágil e bem planejada, uma vez que ela aproveita características de um profissional de design — como sua forma de pensamento, potencial criativo e empatia — em todo o negócio, e não apenas na criação de um produto.

Da área de saúde à tecnologia, o design thinking tem inspirado produtos orientados aos usuários em diversos segmentos e indústrias. Startups, organizações não lucrativas e inúmeras empresas têm buscado entender as necessidades dos usuários e descobrir insights que conduzam a ideias inovadoras.

Através do Design Thinking, a Havaianas consegue envolver os clientes em todo o processo de desenvolvimento de novos produtos. Eles são convidados a compartilhar ideias, sugestões e feedback, o que ajuda a empresa a criar produtos que atendam às expectativas do mercado.

A Ambev tem adotado o Design Thinking como uma abordagem estratégica para impulsionar a inovação em seu setor. A empresa utiliza essa metodologia para compreender profundamente seus consumidores, desenvolver soluções relevantes e criar produtos e serviços que atendam às demandas do mercado.

Design Thinking em grandes organizações
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com gestores de Design Thinking ao redor do mundo – alguns brasileiros – mostrou que cerca de 80% deles percebeu que as empresas geraram soluções mais criativas e mais ágeis quando passaram a usar o método.

As 5 etapas do design thinking

  • 1) Imersão ou etapa da empatia.
  • 2) Etapa da análise e da objetividade.
  • 3) Etapa da ideação.
  • 4) Etapa do protótipo.
  • 5) Etapa da implementação.

O Design Thinking está ancorado em basicamente três pilares: a empatia, a colaboração e a experimentação. Continue lendo para entender cada um e ver de que maneira eles podem potencializar os resultados dos seus projetos!

Design Thinking é uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários. O grande objetivo do Design Thinking é converter dificuldades e limitações em benefícios para o cliente e valor de negócio para a sua empresa.

5 etapas do design thinking

  1. 1 - Empatia. Compreender a pessoa usuária, suas necessidades e dores através de entrevistas de empatia, observação e sensemaking;
  2. 2 - Definição. Escolher qual desafio da pessoa você vai trabalhar para resolver ou minimizar;
  3. 3 - Ideação. ...
  4. 4 -Prototipagem. ...
  5. 5 - Teste.

Ao adotar o conceito moving forward a Nike utiliza o Design Thinking para ultrapassar os limites da inovação, com produtos de alta tecnologia para esportistas, que ao mesmo tempo consolidam a marca no mundo fashion.

Passo a passo do Design Thinkins para sua aula

  1. O exercício de empatia. ...
  2. Especificar a origem do problema. ...
  3. Gerar ideias para as possíveis soluções. ...
  4. Prototipar para tornar as ideias visíveis e tangíveis. ...
  5. Validar, refletir e iterar.

A estratégia de marketing de influência em Havaianas foi e é constantemente aperfeiçoada, com o objetivo de aumentar cada vez mais a conexão com seus consumidores, para expandir uso de diferentes produtos, para dar visibilidade de seus constantes lançamentos, nos mais diferentes territórios de atuação.