Como fazer uma reunião de Design Thinking?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Conduza uma reunião melhor com Design Thinking

  1. 1 - Coloque as pessoas no centro do seu pensamento. Comece colocando sua própria experiência, expectativa e interesse de lado. ...
  2. 2 - Defina propósitos e resultados almejados. ...
  3. 3 - Utilize criatividade para projetar a reunião. ...
  4. 4 - Teste seu planejamento de reunião.

Etapas do design thinking

  1. #1 Criar empatia. A primeira delas é ter uma compreensão empática sobre quais são as necessidades das pessoas que estão envolvidas no problema. ...
  2. #2 Definir. ...
  3. #3 Idear. ...
  4. #4 Prototipar. ...
  5. #5 Testar.

Passo a passo do Design Thinkins para sua aula

  1. O exercício de empatia. ...
  2. Especificar a origem do problema. ...
  3. Gerar ideias para as possíveis soluções. ...
  4. Prototipar para tornar as ideias visíveis e tangíveis. ...
  5. Validar, refletir e iterar.

O sucesso do Design Thinking se deve ao fato da abordagem combinar 3 elementos fundamentais para qualquer projeto:

  • A sensibilidade presente no universo do design.
  • As ferramentas, estratégias e métodos para atender as pessoas.
  • A tecnologia disponível para solucionar um problema.

7 Fases do Design Thinking: Processo Criativo e Colaborativo

  • Fase de Empatia.
  • Fase de Definição.
  • Fase de Ideação.
  • Fase de Prototipação.
  • Fase de Teste.
  • Fase de Implementação.
  • Fase de Aprendizado.

O Design Thinking é uma metodologia poderosa que tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo. Seus cinco princípios fundamentais – empatia, definição do problema, Geração de ideias, prototipação e testes, iteração e feedback contínuos – são a base para o pensamento criativo e inovador.

Design Thinking é uma abordagem que busca soluções inovadoras para problemas complexos por meio de uma abordagem centrada no ser humano. É uma metodologia que combina empatia, colaboração e experimentação para criar soluções que atendam às necessidades e desejos dos usuários finais.

Veremos, a seguir, as ferramentas de Design Thinking que podem ser aplicadas na sua startup.

  1. Brainstorming. ...
  2. Mapa de Empatia. ...
  3. Mapa Mental. ...
  4. Storyboard. ...
  5. Prototipagem. ...
  6. 3 coisas que aprendi no Bootcamp DataViz sendo UX Writer.

Empatia. A primeira etapa do design thinking é a imersão na questão a ser trabalhada. Para começar, é preciso reunir a equipe e definir um cronograma, atribuir tarefas, estabelecer parâmetros de análise etc. Uma vez definidas as orientações da equipe, começa-se o trabalho de empatia.

Ao elaborar a proposta do projeto, o educador precisa dividir a turma em grupos e abordar problemas concretos e atuais, para que os estudantes tenham conteúdo e espaço para discuti-los. Ele também deve criar e seguir um cronograma, pautado pelas etapas do Design Thinking: 1.