Como usar o Design Thinking para resolver problemas?

Perguntado por: adias . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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5 etapas do design thinking

  1. 1 - Empatia. Compreender a pessoa usuária, suas necessidades e dores através de entrevistas de empatia, observação e sensemaking;
  2. 2 - Definição. Escolher qual desafio da pessoa você vai trabalhar para resolver ou minimizar;
  3. 3 - Ideação. ...
  4. 4 -Prototipagem. ...
  5. 5 - Teste.

Um designer thinking e sua equipe precisam, antes de mais nada, estudar profundamente aquele problema e desenvolver empatia – ou seja, sentir de fato onde aperta o calo dos personas e entender a necessidade daquelas pessoas, seja na área de serviço ou produtos.

Daniela – O Design Thinking permite a resolução de problemas de forma rápida, visual e colaborativa, diferente de outros métodos tradicionais. Um plano de negócios para ser realizado, por exemplo, antes ficava apenas nas mãos de um consultor.

Como aplicar este conceito? Em uma empresa, o design thinking pode ser adotado por todos os setores, do financeiro à TI. A abordagem é bastante útil na elaboração de novos produtos e serviços, em especial os que envolvem gamificação para engajar o consumidor final.

Para começar a utilizar o design thinking na sua empresa, é importante que o ambiente seja capaz de receber uma metodologia como essa. Portanto, as pessoas da equipe devem estar preparadas para compartilhar ideias. A intenção é motivar os colaboradores e trazer mais confiança.

O Design Thinking é uma metodologia poderosa que tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo. Seus cinco princípios fundamentais – empatia, definição do problema, Geração de ideias, prototipação e testes, iteração e feedback contínuos – são a base para o pensamento criativo e inovador.

A Netflix também é adepta do design thinking, e não é por acaso. A imersão nos dados e informações sobre o público e padrões de audiência permite que eles desenvolvam um conteúdo personalizado. Este é um dos motivos para tanto sucesso da então considerada maior gigante do streaming.

O Design Thinking está ancorado em basicamente três pilares: a empatia, a colaboração e a experimentação.

Design Thinking na Inovação
Análise SWOT, benchmarking, pesquisas de mercado e reuniões multidisciplinares te conduzirão às respostas para esse ponto. Nessa etapa é necessário fazer uma imersão, compreendendo o problema e o seu contexto pois, é na hora da imersão em que se deve buscar oportunidades de inovação.

Por meio dela, é possível extrair insights, melhorias e novas ideias para otimizar os processos e atividades do modelo de negócio. O objetivo principal é permitir que o processo criativo da empresa seja realizado de forma coletiva, reunindo ideias e visões diferentes dos seus próprios colaboradores.

Assim, as etapas do Design Thinking podem, em geral, ser resumidas pelos seguintes passos:

  1. 1- Identificar onde encontrar oportunidades de inovação. ...
  2. 2- Descobrir a Oportunidade de Inovação. ...
  3. 3- Desenvolver a Oportunidade de Inovação (Produto ou Serviço) ...
  4. 4- Testar as ideias — protótipos. ...
  5. 5- Implementar a solução.

7 Fases do Design Thinking: Processo Criativo e Colaborativo

  • Fase de Empatia.
  • Fase de Definição.
  • Fase de Ideação.
  • Fase de Prototipação.
  • Fase de Teste.
  • Fase de Implementação.
  • Fase de Aprendizado.

O Design Thinking — pensamento de design — é um método de trabalho que enfrenta e resolve os desafios e problemas que surgem nas empresas com base na criatividade, multidisciplinaridade e trabalho em equipe.

O processo de design thinking pode ser dividido em cinco principais etapas: empatia, definição, ideação, prototipação e testes.

Com o Design Thinking, torna-se possível identificar diferentes oportunidades de inovação, a partir da observação e aproximação dos stakeholders. Ao adotar esse mindset, e se colocar no lugar dos clientes, líderes e colaboradores podem, em conjunto, criar e projetar novas ferramentas, experiências e soluções.