Quais são os 7 princípios do design universal?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 16 votos

O Universal Design Institute, criado por Mace, orienta que designers também incorporem aos 7 princípios questões econômicas, ambientais, culturais, de engenharia, de gênero, entre outras. Ou seja, devem ser integrados recursos que atendam às necessidades do maior número possível de pessoas.

Um grupo de profissionais da North Carolina State University, nos EUA, desenvolveu junto com Ron os sete princípios do desenho universal, adotados internacionalmente: igualitário, adaptável, óbvio, conhecido, seguro, sem esforço e abrangente.

Design Universal: se compromete com o maior número possível de usuários. Ele tenta ir atrás de apenas uma solução que consiga abraçar a todos. Design Acessível: tem como objetivo estender a mesma experiência, seja ela física ou digital, para todos os usuários.

Os 7 Princípios do Desenho Universal. Os 7 Princípios do Desenho universal foram desenvolvidos em 1997 por um grupo de trabalho de arquitetos, designers de produtos, engenheiros e pesquisadores de projetos ambientais na Universidade Estadual da Carolina do Norte.

O DUA assume como princípios norteadores:
I) possibilitar múltiplas formas de apresentação do conteúdo, II) oferecer múltiplas forma de ação e de expressão da aprendizagem pelo estudante e, III) promover a participação, o interesse e o engajamento na realização das atividades pedagógicas.

Os sete princípios do Desenho Universal IGUALITÁRIO - Uso equiparável (para pessoas com diferentes capacidades); ADAPTÁVEL - Uso flexível (com leque amplo de preferências e habilidades); ÓBVIO - Simples e intuitivo (fácil de entender); CONHECIDO - Informação perceptível (comunica eficazmente a informação necessária) ...

Com a ajudinha da definição dada por Ronald L. Mace, podemos entender o Design Universal, como sendo o conceito de projetar soluções que na medida do possível possam ser utilizadas por todos, independente da sua idade, habilidade, conhecimento e/ou limitações físicas.

Os sete elementos básicos do design gráfico são linha, forma, cor, textura, tipo, espaço e imagem. Cada um tem seus próprios pontos fortes e fracos.

Em sua abordagem, existem três pilares do design thinking que são essenciais para o sucesso:

  • inspiração;
  • ideação;
  • implementação.

Exemplo: Mapas táteis, em relevo, com a identificação dos ambientes , principais saídas e outras informações relevantes a segurança; Utilização de contrastes de cor que facilitam a compreensão da informação; Sinalização de piso com a utilização de recursos táteis para orientação de pessoas com deficiência visual.

PRINCÍPIO 6: Baixo esforço físico
Para ser usado eficientemente, com conforto e com o mínimo de fadiga.

O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem que procura minimizar as barreiras metodológicas de aprendizagem, tornando o currículo acessível para todos os alunos, pois possibilita a utilização de diversos meios de representação do conteúdo, de execução e de engajamento na tarefa.

2) Linha É o elemento principal e indispensável do desenho.

As Diretrizes do DUA estão organizadas de acordo com seus três princípios fundamentais (representação ou apresentação, ação e expressão e motivação ou envolvimento).