Qual a diferença entre o Design Thinking e o brainstorming?

Perguntado por: rperes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 9 votos

O Brainstorming é utilizado quando o time precisa de muitas ideias, e apesar de terem conceitos parecidos, o Brainstorming dentro do Design Thinking funciona apenas como um direcionamento para que o time consiga gerar várias ideias e oportunidades para depois ir refinando até chegar às soluções finais.

No brainstorming as pessoas competem por atenção e, finalmente, quando são ouvidas, todos precisam escutar sobre uma ideia, enquanto no brainwriting elas são construídas simultaneamente. O resultado? Pelo menos 108 ideias em uma sessão normal.

Design Thinking é uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários. O grande objetivo do Design Thinking é converter dificuldades e limitações em benefícios para o cliente e valor de negócio para a sua empresa.

Ao mesmo tempo, o design thinking tem relação com a prática; o objetivo é transformar suas ideias em produtos ou processos tangíveis e testáveis. Por isso, essa abordagem visa alcançar resultados práticos e soluções que sejam: Viável economicamente e em tecnologia. Desejável para o usuário.

Brainstorming é uma técnica que, por meio do compartilhamento espontâneo de ideias, busca encontrar a solução para um problema ou gerar insights de criatividade. A ideia desse processo é dar vida à máxima “duas cabeças pensam melhor do que uma”.

Diferença entre brainstorm e brainstorming
Enquanto o brainstorm é traduzido como chuva de ideias, a palavra brainstorming é traduzida como debate. O conceito é o mesmo, o que muda é que brainstorming é mais adequado para referir-se à técnica que tem como objetivo a organização de ideias para solucionar um problema.

O Design Thinking está ancorado em basicamente três pilares: a empatia, a colaboração e a experimentação. Continue lendo para entender cada um e ver de que maneira eles podem potencializar os resultados dos seus projetos!

O Design Thinking é uma metodologia poderosa que tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo. Seus cinco princípios fundamentais – empatia, definição do problema, Geração de ideias, prototipação e testes, iteração e feedback contínuos – são a base para o pensamento criativo e inovador.

O que é Design Thinking
Para ficar ainda mais simples, é correto afirmar que o Design Thinking é uma abordagem de inovação pautada na forma de pensar do designer. Isso porque o designer alia a criatividade e a empatia para criar soluções inovadoras.

O design thinking começou como um processo para criar novas tecnologias e produtos. Mas essa metodologia agora é amplamente utilizada nos setores privado e público, para projetos empresariais e pessoais, em todo o mundo.

O Design Thinking é uma abordagem inovadora que utiliza características como empatia, colaboração, prototipagem, pensamento iterativo, foco no usuário, abordagem criativa e análise sistêmica para solucionar problemas complexos e gerar inovação.

Como aplicar este conceito? Em uma empresa, o design thinking pode ser adotado por todos os setores, do financeiro à TI. A abordagem é bastante útil na elaboração de novos produtos e serviços, em especial os que envolvem gamificação para engajar o consumidor final.

Sendo assim, existem alguns tipos de brainstorming, sendo eles:

  • Estruturado;
  • Não estruturado;
  • Individual;
  • Em grupo;
  • Reverso;
  • Speedstorming.

Então, vamos ver como fazer brainstorming passo a passo:

  • 1ª etapa: Explicação da Meta/Problema.
  • 2ª etapa: Determinação das causas.
  • 3ª etapa: Hierarquização das causas.
  • 4ª etapa: Criação do plano de ação.
  • Conclusões.

Como fazer um brainstorming?

  1. Identifique o problema. O primeiro passo é informar a todos os participantes qual é o problema que o brainstorming busca solucionar. ...
  2. Deixe as pessoas à vontade e não critique nenhuma ideia. ...
  3. Não interrompa, mas faça com que todos participem. ...
  4. Transforme as ideias. ...
  5. Crie planos de ação.

O Brainstorming é utilizado quando o time precisa de muitas ideias, e apesar de terem conceitos parecidos, o Brainstorming dentro do Design Thinking funciona apenas como um direcionamento para que o time consiga gerar várias ideias e oportunidades para depois ir refinando até chegar às soluções finais.