Qual a origem da publicidade?

Perguntado por: ogentil2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Há relatos históricos do papel da Publicidade desde a antiguidade. Os egípcios já utilizavam técnicas de comunicação para estimular as vendas por meio de propagandas em papiros e anúncios em cartazes. Mas elas eram utilizadas ainda de forma intuitiva, não havia uma metodologia definida para alcançar o público-alvo.

A publicidade surgiu na Inglaterra. Seu objetivo principal era fazer as empresas da época venderem mais. Em média, eram publicados seis anúncios em jornais diários de Londres.

Há registros de anúncios em papiros egípcios na Antiguidade, divulgando a venda de determinado produto ou serviço. Diversas sociedades também faziam uso da pintura de anúncios em paredes ou pedras. Mas, é claro, não havia uma teoria por trás desses anúncios, uma metodologia ou estudos mais aprofundados.

A propaganda no Brasil começa em 1808 com a criação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro. Nele foi publicado o primeiro anúncio que se tem notícia. Tratava-se da venda de um bem imóvel.

Publicidade significa, genericamente, divulgar, tornar público um fato ou uma ideia. A palavra publicidade deriva do latim “publicus”, "público" em português. Publicidade é uma técnica de comunicação em massa, cuja finalidade precípua é fornecer informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais.

O objetivo é despertar o desejo de compra e convencer o público que determinado produto é essencial naquele momento. Para que seja eficiente, a Publicidade precisa estar alinhada às demandas do mercado e do público-alvo e, por isso, deve ser direcionada por um planejamento estratégico.

Publicidade é a estratégia de marketing que envolve a compra de espaço em um veículo de mídia para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo da empresa e incentivá-lo a comprar.

Até o ano de 1900, as propagandas no Brasil baseavam-se em temas como compra e venda de móveis e até de escravos. Um outro habito da época era a utilização de políticos em muitas propagandas. No começo do século, surgem as revistas, com a finalidade de promover anúncios.

David Ogilvy

A história de David Ogilvy
Não é à toa que ele recebeu o título de pai da publicidade. O grande destaque vai para o fato de ser um homem de negócios, que tinha um perfil agressivo nas negociações, mas sem perder a ética e a elegância.

Propaganda mais antiga do mundo
Contudo, o primeiro panfleto foi criado em Paris em 1482 e divulgava uma manifestação religiosa chamada de “O grande perdão de Nossa Senhora”.

Com a chegada da internet, a publicidade pode ser tornar mais segmentada, voltada para um público selecionado. Nos sites surgiram os banners e pop-ups, além de mensagens sms e de e-mail. Com o tempo, esses anúncios foram incorporados também às redes sociais.

Foi no século XV, com a invenção da imprensa mecânica por Gutenberg que a Publicidade iniciou uma etapa importante da sua história. A partir disso, passou a ter grande inserção no meio impresso, seja por meio de cartazes que começaram a se popularizar, seja em inserções em periódicos, principalmente nos jornais.

O princípio da publicidade envolve a divulgação de informações pela Administração Pública. Esse princípio tem a finalidade de mostrar que o Poder Público deve agir com maior transparência possível, para que a população tenha conhecimento de todos os seus atos.

Conheça os principais tipos de publicidade

  • 1.Publicidade de produto. Esse tipo de publicidade tem como objetivo promover um produto de uma empresa e apresentá-lo para o consumidor como a melhor alternativa de escolha.
  • Publicidade de serviços. ...
  • Publicidade Comparativa. ...
  • Publicidade de Promoção.

Saiba o que são propagandas de reputação, de presença e de geração de demanda e quais são as principais falhas que podem levar a campanha ao fracasso ou aos resultados nulos.

Propagandas comerciais, anúncios em revistas, panfletos, outdoors e até mesmo aquele anúncio no meio de um vídeo do YouTube são exemplos de publicidade. Porém, o conceito de publicidade é um pouco mais amplo e envolve também uma área do conhecimento humano ligado à Comunicação Social.